Muitas empresas nos Estados Unidos demonstraram preocupação, ou mesmo raiva, em relação às tarifas amplamente anunciadas anunciadas pelo presidente Donald Trump, que, segundo economistas, ameaçam aumentar os custos dessas empresas e resultar em preços mais altos para os consumidores.
As taxas e a natureza imprevisível de sua implementação causaram “compras de pânico” de uma ampla gama de produtos que podem ter preços nos próximos meses, de acordo com um relatório da Reuters na quarta -feira (16) que citaram dados do Departamento de Comércio dos EUA.
Aumento das vendas do mercado de volta
O CEO do Back Market, um mercado on -line para dispositivos tecnológicos usados e recondicionados, diz que testemunhou vendas estreitas. O Back Market viu suas vendas triplicar apenas uma semana após os anúncios tarifários de Trump, diz Thibaud Hug De LaRuze.
“Talvez algumas pessoas tenham se apressado para [substituir seus smartphones ou computadores] Antes, porque eles temiam que isso custasse muito mais em algumas semanas ”, diz Hug De LaRuze, que também co-fundou a empresa.
Impacto das tarifas no mercado de eletrônicos
A maioria dos smartphones e computadores é fabricada na China, que atualmente enfrenta uma taxa total de 145% em produtos importados para os Estados Unidos. Trump emitiu uma isenção temporária para esses produtos em 11 de abril, mas mais tarde anunciou planos para introduzir taxas eletrônicas específicas que podem entrar em vigor em maio.
A conclusão de LaRuze Hug com a semana de sucesso do Back Market: mais americanos podem começar a escolher dispositivos usados ou recondicionados, se as tarifas de Trump aumentarem os preços de novos eletrônicos em um futuro próximo. “Esta é uma ótima oportunidade para mudar a maneira como os americanos consomem essas coisas, porque o incentivo nunca foi tão grande para evitar essas taxas”, diz ele.
Perspectivas de mercado e comportamento do consumidor
Alguns analistas concordam com a observação de Hug De LaRauze. Tarifas prolongadas podem causar um “grande aumento” nas vendas de curto prazo de dispositivos usados e recondicionados, especialmente smartphones, diz Dan Ives, chefe global de pesquisa em tecnologia da Wedbush Securities.
Empresas como a Apple podem precisar aumentar seus preços para centenas de dólares por produto – ou até mais – dependendo de tarifas específicas de eletrônicos, outros analistas estimam.
Atualmente, muitos americanos priorizam a substituição de seus dispositivos por novos, de modo que o Back Market vende apenas cerca de um terço de suas ações nos EUA, diz Hug De Larauze.
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Essa proporção pode ser revelada depois que as tarifas forem implementadas, ele diz: “O que espero com tarifas é que ela mude para dois terços que estão sendo vendidos para os clientes, porque definitivamente há incentivos para economizar dinheiro quando você já precisa de um produto”.
Incertezas e tendências futuras
Obviamente, o cronograma é imprevisível. As taxas de eletrônicas iminentes de Trump podem durar dias, semanas ou meses – ou nunca entrar em vigor.
A longo prazo, Ives suspeita que o consumidor americano típico possa se contentar com um dispositivo usado ou recondicionado por enquanto, mas a compra de novas tecnologias novamente assim que o orçamento permitir.
“Acreditamos que 80% a 90% dos consumidores gostam de comprar um novo smartphone [e] O comportamento de compra é difícil de mudar ”, diz Ives.
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