Em uma entrevista exclusiva para o Times Brasil – CNBC exclusivo licenciado O diretor técnico do Conselho de Exportadores de Café Brasileiros (Cecafé), Eduardo Heron, avalia que o café pode escapar de 50% das taxas anunciadas pelo governo dos EUA.
Os Estados Unidos são o maior consumidor de café do mundo, importando cerca de 24 milhões de sacolas todos os anos. A partir desse mercado, o Brasil representa 34% das compras do país, representando cerca de 8,1 milhões de bolsas de café brasileiras.
Eduardo Heron explica os impactos de 50% de tarifas no consumidor americano e a possibilidade de isenção da taxa deste produto.
Heron explica que o mercado de café de ambos os países é importante um para o outro precisamente devido à grande participação das exportações brasileiras para os Estados Unidos e ao grande consumo de café pelos americanos. “Assim como o café brasileiro é importante para os Estados Unidos, os Estados Unidos também são importantes para o café brasileiro”.
Leia mais
Siga a cobertura real da guerra comercial
A tarifa pode impactar as vendas de suco de laranja, café, carne e frutas, aponta a pesquisa da USP
Agro: A soja aumenta o volume exportado, mas o preço cai. Exportações de café menos, mas o preço de venda é recorde
A taxa de 50% teria um efeito inflacionário na economia americana, com a transferência do consumidor e a falta de substitutos do café brasileiro. “Hoje, no Brasil, 80% do café exportado para os Estados Unidos são a variedade árabe. E os Estados Unidos não teriam outro país substituto no momento para continuar mantendo sua indústria”, explica ele.
Por esse motivo, ele aponta a possibilidade de que o café possa estar isento de 50%. A National Coffe Association, a maior associação de café dos EUA, está propondo uma lista de isenção de produtos naturais não existente no país, que inclui café brasileiro. A proposta pode atingir a cobrança zero e conduzir a manutenção do mercado entre os dois países.
“Queremos acreditar que, dada a importância do café brasileiro para as duas nações, obtemos, através desse caminho da lista de isenção de produtos naturais existentes, para alcançar uma solução mais equilibrada para ambos os destinos para os dois países”.
Além disso, o diretor técnico da Cecafe apontou que, apesar de algumas previsões, como o impacto na competitividade do Brasil e no Marketshare no mercado dos EUA, no curto prazo, ainda não é possível prever o que 50% de tarifas impactaram a economia brasileira. Segundo ele, “não houve cancelamentos de contratos, suspensões de envio ou até extensões”, o que já representa um fator positivo.
No entanto, os cafés que já estão a caminho dos EUA e das próximas compras para atender à demanda dos Estados Unidos ainda têm dúvidas para a Cecafe. Heron ressalta que não existem países que possam produzir volume suficiente para produzir essa demanda americana e que para o Brasil expandir o mercado para outros exportadores também seria “uma missão quase impossível” no curto prazo.
__
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings