A Comissão Europeia deu luz verde na quarta -feira (4) para que o Bulgária Adote o euro a partir do próximo ano, colocando o país a caminho de se tornar o 21º membro da zona do euro.
A Comissão afirmou que a Bulgária cumpriu critérios rigorosos “projetados para garantir que um país esteja pronto para adotar o euro e que sua economia esteja suficientemente preparada para ela”.
Leia mais:
O que sabemos sobre as negociações comerciais da União Europeia e EUA
O Banco Central Europeu também deu uma opinião positiva, elogiando a “enorme dedicação da Bulgária em fazer os ajustes necessários”.
Reações e protestos internos
O primeiro -ministro búlgaro Rossen Jeliazkov comemorou “um dia notável” que se seguiu a “anos de reforma, comprometimento e alinhamento com nossos parceiros europeus”.
No entanto, o movimento gerou uma reação negativa de muitos búlgaros, com protestos e pesquisas recentes mostrando que quase metade dos entrevistados se opõe à adoção do euro, temendo conseqüências econômicas dolorosas.
Eu só quero viver bem
Cerca de 1.000 pessoas falaram em frente ao prédio da Assembléia Nacional no centro de Sofia, segurando pôsteres com as palavras “Preserve Lev Bulgarian”, “não para o euro” e “o futuro pertence aos estados soberanos”.
A demonstração foi organizada pelo partido da oposição pró-russo, Vazrazhdane.
Nas ruas de Sofia, várias pessoas receberam positivamente a luz verde da Comissão Europeia.
“Isso nos dará mais liberdade e facilitará a viagem para o exterior”, disse Akseniya, desenvolvedor de software de 36 anos, à AFP, embora ela tenha acrescentado “um pouco de nostalgia”.
“Estamos perdendo parte de nossa identidade, nosso Lev”, disse ela.
“Seja em euros, dólares ou levs, eu só quero viver bem”, disse Svilen Manavski, 61 anos, trabalhador da construção civil no país mais pobre da UE.
História e preparação para a zona do euro
A Bulgária enfrentou um caminho difícil para entrar na zona do euro: o país foi atormentado por turbulências políticas, com sete eleições em três anos – a última em outubro de 2024.
A aprovação do órgão executivo da UE ocorre 18 anos depois que a Bulgária se junta ao quarteirão.
“Parabéns, Bulgária!” Disse o presidente da comissão, Ursula von der Leyen.
Com uma população de 6,4 milhões de pessoas, a Bulgária passou vários anos preparando sua economia para ingressar na zona do euro.
A Bulgária ainda precisa da aprovação dos ministros das Finanças da UE, que devem dar seu apoio total em julho, antes de adotar formalmente o euro em 1º de janeiro de 2026.
“O relatório de hoje é um momento histórico para a Bulgária, a área do euro e a União Europeia”, disse o chefe de economia da UE, Valdis Dombrovskis.
“É claro que o euro é mais de uma moeda. Depois que a Bulgária se tornou um membro pleno da área de Schengen no início deste ano, isso aproxima a Bulgária do coração da Europa”, acrescentou.
Tentativas passadas malsucedidas
Quando as primeiras notas e moedas do euro foram lançadas em 1º de janeiro de 2002, apenas 12 países faziam parte da moeda única, incluindo França, Alemanha, Irlanda, Itália e Espanha.
A área cresceu gradualmente para 20 com a adesão da Eslovênia em 2007, Chipre e Malta em 2008, Eslováquia em 2009, Estônia em 2011, Latonia em 2014 e Lituânia em 2015.
A Croácia foi o mais recente país a participar de 2023.
A Bulgária queria adotar a moeda mais cedo, mas nos últimos anos Bruxelas concluiu que sua inflação era alta demais para atender aos requisitos necessários.
Para entrar na área de moeda única, os Estados -Membros devem demonstrar que sua economia convergiu com outros países da zona do euro e tem controle sobre suas finanças.
Por exemplo, eles devem demonstrar que a inflação não está excedendo 1,5 pontos percentuais acima da taxa de três países da UE com o melhor desempenho.
No ano passado, a Bulgária atendeu a todos os critérios para ingressar, exceto pela inflação.
A taxa média de inflação na Bulgária durante os 12 meses até abril de 2025 foi de 2,7%, logo abaixo do valor de referência.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos rápidos: Samsung TV Plus, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings