Os preços dos consumidores nos EUA estão estáveis desde fevereiro, e May Reading continua essa tendência, de acordo com o Bureau of Labor Statistics Statistics, divulgado na quarta -feira (11). Enquanto isso, o relatório de emprego de maio, embora melhor do que o esperado, revisou o número de março e abril, expondo algumas fraquezas no mercado de trabalho.
Nos tempos normais, o cenário de inflação contido e um mercado de trabalho que começa a oscilar tornaria o corte das taxas de juros – uma medida que tende a aumentar a economia, aumentando os preços e as vagas de emprego – uma decisão fácil para qualquer banco central.
Mas não vivemos em tempos normais, como Jeff Cox apontou de CNBC.
O comércio global permanece prejudicado pelas taxas do presidente dos EUA, Donald Trump. Embora os Estados Unidos e a China pareçam ter chegado a um acordo sobre a manutenção de seu pacto comercial anterior em Genebra, não há como saber se os valores tarifários mudarão, apesar das garantias da Casa Branca que elas não mudarão. Além disso, a taxa atual de 55% ainda é muito pesada para muitos importadores americanos. A queda do S&P 500, apesar da reafirmação do acordo dos EUA e da China, é outro sinal de que os investidores são cada vez mais cautelosos ao aceitar pronunciamentos comerciais como verdade absoluta.
A situação volátil das tarifas também significa que os dados desde abril e no futuro próximo podem ser imprecisos. “A inflação abaixo hoje é tranquilizadora, mas apenas até certo ponto”, disse Seema Shah, principal estrategista-chefe global da gerência principal. “Os aumentos de preços impulsionados pelas tarifas podem não se refletir nos dados do IPC por mais alguns meses, por isso é prematuro supor que o choque de preço não se concretizará”.
Quando é difícil confiar em comunicações oficiais e números concretos, o Federal Reserve (Fed, o Banco Central) e os investidores em todos os lugares – precisam navegar um pouco à frente do que o habitual.
Leia mais
Siga a cobertura real da guerra comercial
O acordo fechado entre os EUA e a China? Danos comerciais já foram causados e permanecerão, eles dizem que as empresas de varejo e a logística
O ouro é agora o segundo maior ativo de reserva do mundo – mas o apetite dos bancos centrais está diminuindo
O que você precisa saber hoje
S&P interrompe a sequência enquanto o Kospi expande os ganhos
As ações dos EUA caíram na quarta -feira (11), apesar das notícias positivas sobre comércio e inflação. O S&P 500 perdeu 0,27% e o NASDAQ Composite recuou 0,5%, com ambos interrompendo uma sequência de três dias de ganhos. Dow Jones Industrial Averag permaneceu estável. Os mercados da Ásia-Pacífico apresentaram uma queda majoritária na quinta-feira (12). O Nikkei 225 do Japão caiu 0,61% às 13h20, horário de Cingapura, mas a Coréia do Sul Kospi avançou 0,68%, a caminho de uma sequência de ganhos de sete dias.
Possível extensão do intervalo tarifário
O secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, disse na quarta-feira que o governo de Trump está aberto a estender a tarifa de 90 dias além de 9 de julho para os principais parceiros de negócios dos EUA, se mostrarem “boa fé” nas negociações comerciais em andamento. A Casa Branca está “trabalhando em acordos” com 18 “importantes parceiros de negócios”, disse Bessent em uma audiência no Congresso.
As tarifas dos EUA na China não mudarão novamente: Lutnick
Trump declarou em uma publicação sobre a verdade social na quarta-feira (11) que as tarifas dos EUA na China totalizarão 55%-mas um funcionário da Casa Branca esclareceu para CNBC que o valor inclui as taxas gerais de 30% existentes e 25% a mais sobre produtos específicos. Questionado no programa CNBC Money Movers se as tarifas atuais dos EUA sobre a China não mudarão novamente, o Secretário de Comércio, Howard Lutnick, respondeu: “Você pode dizer com certeza”.
O déficit orçamentário dos EUA cresce
A dívida do governo dos EUA em maio foi de US $ 316 bilhões, revertendo o excedente registrado em abril devido a receitas da temporada tributária. O déficit acumulado no ano passou de US $ 1,36 trilhão, 14% maior que no ano anterior, embora o total de maio de 2025 tenha sido 9% menor que o déficit de maio de 2024. O aumento dos custos de financiamento foi novamente um dos principais contribuintes para problemas fiscais, com taxas de juros de US $ 36,2 trilhões de dívida superiores a US $ 92 bilhões.
Os preços dos consumidores dos EUA em maio são estáveis
O índice de preços ao consumidor dos EUA para maio foi de 0,1% no mês, aumentando a taxa de inflação anual para 2,4%. Os economistas consultados pela Dow Jones esperavam leituras de 0,2% e 2,4%, respectivamente. Excluindo alimentos e energia, o núcleo do IPC foi de 0,1% e 2,8%, respectivamente, em comparação com as projeções de 0,3% e 2,9%. Após a divulgação, o vice -presidente dos EUA, JD Vance, escreveu em X que “a recusa do Fed no corte das taxas de juros é uma negligência monetária”.
Jamie Dimon prevê declinar na economia dos EUA
Os impactos dos gastos do governo e da política monetária da era pandêmica, que ajudaram a sustentar a economia dos EUA, diminuíram, e isso torna o país vulnerável a uma recessão nos próximos meses, de acordo com o CEO da Jepmorgan Chase, Jamie Dimon. “Acredito que há uma chance de que os números reais determinem em breve”, disse Dimon em uma conferência de Morgan Stanley na terça -feira, de acordo com uma transcrição de fatores.
Quem poderia ser um presidente do Fed “sombra”?
Trump já pode estar de olho em um substituto para o presidente do Fed. Dito isto, o mandato de Jerome Powell termina apenas em maio de 2026; portanto, qualquer escolha serviria como um presidente “sombra” que supervisiona o banco central e transmite as ações que a Casa Branca deseja em relação à política monetária. Jeff Cox, de CNBCAnalisa os possíveis candidatos e como eles podem influenciar os mercados.
E finalmente …
A China corre para construir seu ecossistema de IA, enquanto as restrições tecnológicas dos EUA o afetam. Veja como sua cadeia de suprimentos se compara
Pequim mobilizou dezenas de bilhões de dólares para combater as restrições impostas pelos EUA a comprar semicondutores avançados usados no desenvolvimento da inteligência artificial. Embora a China tenha alcançado, através da “força bruta”, obtenha alguns avanços, ainda tem um longo caminho a percorrer, dizem especialistas.
A tarefa se tornou ainda mais desafiadora, porque as restrições americanas não apenas restringem o acesso da China aos chips mais avançados do mundo, mas também à tecnologia vital para criar o ecossistema de chips de IA.
Essas restrições cobrem toda a cadeia de valor semicondutores, do design e fabricação de equipamentos usados para produzir chips de IA para suportar elementos como chips de memória.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.