O inspetor do Federal Reserve (Fed) está revisando as tentativas do governo Trump de descartar quase todos os funcionários do Escritório de Proteção Financeira do Consumidor (CFPB) e cancelar os contratos da agência, disse a CNBC.
O escritório do inspetor geral informou a senadora Elizabeth Warren, democrata de Massachusetts e o senador Andy Kim, democrata de Nova Jersey, que estava atendendo a seu pedido para investigar as ações da nova agência de proteção ao consumidor, de acordo com uma carta de 6 de junho vista pela CNBC.
“Já tínhamos iniciado o trabalho para revisar as reduções de pessoal do CFPB” em resposta a um pedido anterior de legisladores, disse o inspetor interino Fred Gibson na carta. “Estamos expandindo este trabalho para incluir contratos cancelados pelo CFPB”.
Leia mais
Siga a cobertura real da guerra comercial
Trump liga
A carta confirma que os principais órgãos de supervisão do governo dos EUA estão agora examinando o turbilhão do departamento, já que o chefe interino do CFPB, Russell Voght, assumiu o cargo em fevereiro. Voyt disse aos funcionários para interromper o trabalho, enquanto ele e os agentes do departamento de eficiência do governo de Elon Musk procuraram descartar a maioria da equipe da agência e encerrar contratos com fornecedores externos.
Isso levou Warren e Kim a pedir ao Inspetor -Geral do Fed e ao Gabinete de Responsabilidade do Governo (GAO) a revisar a legalidade das ações da Vought e a extensão à qual eles minavam a missão do CFPB. O GAO informou os legisladores em abril que examinaria o assunto.
“Como Trump desmonta serviços públicos vitais, uma investigação independente do OIG é essencial para entender os danos causados por esse governo ao CFPB e garantir que ele ainda possa cumprir seu mandato de trabalhar em nome do povo e manter empresas que tentam enganar e fraudar”, disse Kim à CNBC em comunicado.
O IG Fed Office atua como um órgão de inspeção independente do Fed e CFPB e tem o poder de examinar os registros da agência, emitir intimações e entrevistar funcionários. Também pode enviar casos criminais ao Departamento de Justiça.
Logo após sua inauguração, Trump rejeitou mais de 17 inspetores de agências federais. Michael Horowitz, o inspetor do Departamento de Justiça desde 2012, foi poupado a partir desse purgo, que este mês foi nomeado o novo órgão de inspeção do Fed e CFPB.
Horowitz, que assume o cargo no final deste mês, teria sido elogiado pelos apoiadores de Trump por revelar problemas na condução da investigação do FBI da campanha de Trump em 2016.
Enquanto isso, o destino do CFPB depende de uma decisão iminente de um Tribunal Federal de Apelações. Os juízes suspenderam temporariamente os esforços de Vough para demitir funcionários, mas agora estão analisando o apelo do governo de Trump sobre seus planos de agência.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.