O Banco Asiático de Desenvolvimento (ADB) aprovou na sexta -feira (22) Um pacote de US $ 410 milhões para o desenvolvimento da mina de cobre e ouro Reko DIQ no Paquistão, pois as raras reservas terrestres do país atraem interesse estrangeiro e preocupações com direitos humanos.
O projeto de minas abertas -ar potencialmente altamente lucrativo na província do Baloquistão procura explorar uma das maiores reservas inexploradas de cobre e ouro do mundo, com a produção programada para 2028.
Por décadas, o Paquistão enfrenta uma insurgência separatista na província do sul, rica em minerais, onde projetos de energia com apoio estrangeiro – principalmente operados pelos chineses – têm sido alvos de ataques.
O pacote do ADB inclui US $ 300 milhões em empréstimos para o canadense Barrick e uma garantia de crédito de US $ 110 milhões para o governo local. Quando concluído, o Reko DIQ deve ser a quinta maior mina de cobre do mundo – essencial para fiação renovável, motores e tecnologias.
“O Reko DIQ ajudará na cadeia de suprimentos minerais críticos, aumentando a transição para a energia limpa e promoverá a inovação digital”, disse o presidente do ADB, Masato Kanda, em comunicado.
Kanda classificou o pacote como “um divisor de águas no Paquistão … sustentando a transição do país para uma economia mais resiliente e diversificada”.
Os ativistas criticaram o projeto Reko DIQ no Baloquistão, onde a insurgência é alimentada em parte, ressentindo -se da divisão de lucro da exploração de recursos naturais. Embora o Baloquistão seja rico em hidrocarbonetos e minerais, 70% de seus 15 milhões de habitantes vivem abaixo da linha da pobreza.
Três dúzias de grupos da Sociedade Civil pediram ao ADB e também à International Financial Corporation para adiar investimentos na mina de Reko DIQ.
“Este projeto corre o risco de agravar a insegurança dos defensores dos direitos humanos e contribuindo para a destruição ambiental e social”, escreveram os grupos, incluindo o MiningWatch Canadá e a rede de defensores ambientais da Ásia-Pacífico em uma carta aberta publicada na terça-feira.
Saber mais:
O ouro fecha em Falling Waiting pelo discurso de Powell do Fed em Jackson Hole
O colapso mata cinco trabalhadores na mina de ouro na Bolívia
Barrick defendeu suas práticas de mineração em comunicado enviado por e -mail à AFP.
“A Barrick está comprometida com a mineração responsável e o compartilhamento dos benefícios de suas operações com as partes interessadas e parceiros locais, com base no engajamento aberto e transparente e nos mais altos padrões ambientais e sociais”, afirmou a empresa.
O chefe militar do Paquistão procurou recentemente destacar o potencial do país como um centro de minerais e terras raras, promovendo -o enquanto negocia tarifas comerciais com o governo do presidente dos EUA, Donald Trump.
As autoridades paquistanesas promovem há muito tempo o projeto Reko DIQ como uma pedra angular da estratégia de recuperação econômica do país.
Apesar de seu potencial, a mina avançou lentamente ao longo dos anos, combatida por disputas legais, complicações burocráticas e divisões entre autoridades federais e provinciais.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings