Na terça -feira (20), o banco central australiano cortou sua taxa de juros básica em 25 pontos básicos, para o nível mais baixo em dois anos, pois as preocupações com a inflação no país continuam a diminuir, dando à sala do banco para tornar a política monetária flexível.
O Reserve Bank of Australia reduziu a taxa de juros básica para 3,85%, seu nível mais baixo desde maio de 2023, de acordo com as expectativas dos economistas consultados pela Reuters.
Embora a RBA tenha dito que os riscos de alta para a inflação diminuíram “substancialmente”, a incerteza sobre a política comercial global provavelmente continuará a pesar na economia.
“Espera -se que a inflação geral aumente ao longo da segunda metade de 2025, pois os subsídios temporários do governo para as famílias são suspensos antes de retornar ao ponto médio da meta posteriormente durante o período programado”, afirmou o banco central em sua declaração de política monetária.
A inflação na Austrália está em uma tendência de outono, com o número de inflação mais recente atingindo a taxa mais baixa em quatro anos de 2,4%no primeiro trimestre de 2025. A meta de inflação da RBA está entre 2%e 3%.
No entanto, o banco central alertou que o consumo de famílias pode se recuperar em um ritmo mais lento do que o esperado anteriormente, resultando em crescimento contido na demanda geral e mais acentuada deterioração no mercado de trabalho.
“Há uma boa chance de que [o RBA] Cortar as taxas ainda mais do que estamos prevendo [neste] Ciclo ”, disse Abhijit Surya, economista sênior da APAC na Capital Economics, em comunicado.
Surya, no entanto, acredita que o banco superestimou até que ponto sua economia será prejudicada por tensões comerciais generalizadas.
A economia australiana passou por uma espécie de recuperação, com a última leitura do PIB mostrando uma expansão anual de 1,3% no quarto trimestre, marcando sua primeira expansão desde setembro de 2023.
No entanto, os analistas, antes da reunião da RBA, destacaram riscos negativos para a economia australiana devido a tensões comerciais globais e incerteza em torno da economia doméstica.
Em um comunicado de 16 de maio, os analistas do HSBC observaram que “a economia global e os mercados financeiros passaram por momentos tumultuados” desde a última reunião da RBA em 1º de abril, incluindo a imposição – e a suspensão subsequente – da tarifas do “Dia da Libertação” do presidente dos EUA, Donald Trump.
Os analistas previram um “impacto negativo moderado no crescimento do país” e disseram que os choques do mercado provavelmente são um pouco mal inflacionários para a Austrália.
Isso se deve ao crescimento global mais fraco esperado e ao desvio do comércio de produtos manufaturados da China para os mercados fora dos EUA, incluindo a Austrália.
A Carl Ang, analista de pesquisa de investimento fixo do MFS Investment Management, também observou em um dia de 15 dias que o risco de cair e a incerteza sobre as perspectivas econômicas da Austrália aumentou substancialmente devido ao “Dia da Libertação” e às políticas de negócios globais.
Provavelmente, isso causará uma “mudança de RBA tangível”, disse ele, provendo o banco central atingir uma taxa terminal de 3,1% no início de 2026.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos rápidos: Samsung TV Plus, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.