O Ministro da Saúde, Alexandre PadilhaEle disse que as restrições impostas pelo governo dos EUA não impedirão o Brasil de assinar acordos de saúde. Segundo ele, as medidas podem atrasar as reuniões, mas não bloqueiam o avanço das parcerias.
“Eles podem até restringir a circulação de um ministro, mas não podem restringir a idéia”, disse Padilha durante uma visita a Hospital Federal de Caminhadano Rio de Janeiro, onde acompanhou as obras e a inauguração de novas asas.
O governo de Donald Trump impôs limites à presença de Padilha em solo americano durante a Assembléia Geral da ONU, restringindo seus deslocamentos a lugares oficiais. A esposa e a filha do ministro foram canceladas no mês passado.
Impactos tarifários
Questionado sobre os efeitos de Tarifa de TrumpO ministro disse que as medidas atingem a indústria de exportação brasileira, especialmente os fabricantes de equipamentos e insumos de saúde bucal. Segundo ele, o governo já articula soluções com o Bndes e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços para proteger empregos e abrir novos mercados.
Padilha também afirmou que a pressão externa incentiva Produção nacional de medicamentoscomo insulina e que as empresas americanas ainda estão interessadas em transferir tecnologia para o Brasil.
Vacina de bronquiolita
O ministro destacou a parceria com as empresas americanas para produzir o Vacina do vírus sincero vespiratório (VSR)Uma das principais causas de infecções respiratórias graves em bebês. O imunizador estará disponível em SUS de novembro.
“Essas empresas investem ainda mais no Brasil, transferem a tecnologia e ajudam a gerar renda, empregos e inovação”, disse Padilha.
Leia também:
As exportações brasileiras de suprimentos médicos caem para os EUA, mas a Europa e a América Latina diminuem o impacto
Contraceptivo e gravidez na adolescência
Durante a visita, o ministro apresentou o ImpneryO implante contraceptivo usado para evitar a gravidez, que custa de US $ 3.000 a US $ 5.000 em clínicas privadas. SUS distribuirá 500 mil unidades até o final de 2025 e 1,8 milhão até 2026gratuitamente.
“Será outra maneira de as mulheres poderem organizar suas vidas e reduzir a gravidez na adolescência”, disse ele.
Hospitais no Rio de Janeiro
Padilhed cumpriu o cronograma em hospitais no Rio e Baixada Fluminense. No Hospital Federal de Andaraí, o Centro de tratamento em chamasO Serviço de Ortopedia e a Cozinha, fechados por mais de dez anos.
O hospital integra o Plano de reestruturação de hospitais federaisque prevê R $ 600 milhões em investimentos para expandir os cuidados e reduzir as filas de cirurgia. De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Daniel Soranz30% dos trabalhos já foram concluídos e a expectativa é finalizar a reestruturação até o primeiro trimestre de 2026.
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings