99moto retornou a operar nesta terça -feira (14) em toda a cidade de São Paulo. A libertação do serviço ocorreu depois que o Tribunal considerou inconstitucional o decreto municipal que proibia o transporte de passageiros por motocicletas, uma decisão que derrubava a liminar anteriormente imposta pela cidade.
O juiz Josué Vilela Pimentel, responsável pela decisão, disse que a regra assinada pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB) “não tem valor legal contra o serviço de inscrição, apoiado pela lei federal”. Segundo ele, a tentativa de proibir esse tipo de transporte através de decretos municipais “de forma alguma colabora com a solução do problema vislumbrado pelo autor” e os argumentos que relacionam o serviço a um aumento de acidentes “são apenas especulação”.
Leia mais:
Uber e iFood anunciam parceria para integrar aplicativos no Brasil
“O Brasil continua sendo um dos motores de crescimento da Coca-Cola no mundo”, diz presidente
99 comemorou o retorno da operação em São Paulo. “O direito de escolher como ir e ir de São Paulo foi garantido novamente pelo tribunal”, disse Bruno Rossini, diretor sênior da empresa no Brasil. “Milhares de Paulistanos poderão aproveitar os benefícios e a eficiência desse modo de transporte, com a segurança oferecida por mais de 50 ferramentas de segurança e preços de serviço acessíveis”.
A plataforma também apontou que “a segurança dos passageiros e motoristas não é negligenciável”. Segundo Rossini, o 99 “não faz nenhum esforço para mitigar cada vez mais os riscos, diminuir a possibilidade de acidentes e ajudar as pessoas a ter acesso a esse modal com muita tranquilidade e segurança”.
Operação registrou mais de 500 mil viagens
Durante o período de operação restrito, entre 14 e 27 de janeiro, mais de 500.000 viagens foram feitas por 99moto na cidade, sem registro de mortes ou acidentes graves. Na mesma pausa, outras motocicletas em circulação na capital do estado estavam envolvidas em 623 reivindicações e causaram nove mortes, de acordo com dados da Infosiga, Agência Estadual de Segurança Rodoviária.
Segundo a empresa, esses dados reforçam o compromisso com a segurança rodoviária. O 99MOTO oferece recursos como rastreamento real, botão de emergência, alerta de velocidade, suporte de 24 horas e seguro para todos os passageiros e motociclistas. A empresa também mantém uma política rígida contra a direção perigosa, que prevê o bloqueio de motoristas em caso de infrações.
A demanda pelo serviço é alta, especialmente entre os residentes das periferias. “Os dados baseados em mais de meio milhão de viagens feitas no período provaram que 99moto atraem principalmente residentes da periferia como uma alternativa rápida e mais barata para viajar pela cidade”, disse a empresa.
Além da aprovação judicial, o serviço também é bem considerado pela população: de acordo com uma pesquisa do Instituto Locomotivo, 79% dos Paulistanos apoiam 99moto. A plataforma já está presente em mais de 3.300 cidades brasileiras e atende cerca de 40 milhões de pessoas.
No aspecto econômico, a Fundação Getúlio Vargas estima que a operação de 99moto em São Paulo pode gerar R $ 828 milhões em impacto no PIB local, receita de R $ 28 milhões em impostos por ano e criação de 13.000 empregos diretos e indiretos.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos rápidos: Samsung TV Plus, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings