Embraer anunciou na sexta -feira (30) a criação de uma nova subsidiária na Índia. A nova unidade estará sediada em Aerocity, na capital Nova Délhi, e pretende expandir a atuação da empresa no mercado aeroespacial e de defesa do país.
Segundo a empresa, a subsidiária atuará nos segmentos de defesa, aviação comercial, executivos, serviços e suporte, bem como o setor de mobilidade aérea urbana. A expectativa é expandir a equipe local e estabelecer departamentos corporativos focados em compras, cadeia de suprimentos e engenharia.
“A Índia é um mercado importante para a Embraer, e essa expansão demonstra nosso compromisso inabalável com o país”, disse Francisco Gomes Neto, presidente e CEO da Embraer. “Estamos empolgados em aprofundar nossa colaboração com a indústria aeroespacial e de defesa indiana”.
Leia também:
A Embraer tem uma perda de R $ 428,5 milhões no primeiro trimestre, mas tem maior receita desde 2016
Embraer registra pedidos de US $ 26,4 bilhões no 1º trimestre
Presença consolidada no mercado indiano
Atualmente, a Embraer possui cerca de 50 aeronaves em operação na Índia, distribuídas em 11 modelos nos segmentos comerciais, executivos e de aviação de defesa. Esta frota é servida por um serviço local e rede de suporte.
A Companhia também confirmou a participação na Assembléia Geral Anual (AGM) da International Air Transport Association (IATA) em 2025, que será realizada em Nova Délhi.
Parceria com a indústria local
Em fevereiro de 2024, a Embraer assinou um memorando de entendimento (MOU) com os sistemas de defesa da Mahindra para uma possível ação conjunta no Programa de Aeronaves de Transporte Média da Força Aérea Indiana (MTA).
O projeto envolve a aeronave C-390 Millennium, capaz de transportar até 26 toneladas de carga e executar várias missões, incluindo reabastecimento aéreo, evacuação aeromédica e transporte de tropas.
Aviação comercial e conectividade regional
A Embraer também aposta na aviação regional da Índia com a família Jets E-Jets. Segundo a empresa, os modelos têm uma faixa maior em comparação com turboos e aeronaves de corpo estreito com menos de 180 assentos, permitindo o serviço de rotas de baixa densidade e novas conexões entre centros regionais e grandes cidades.
No país, a estrela do operador já usa os modelos E175 e ERJ145, com impacto na conectividade regional.
Aeronaves em uso pela Força Aérea Indiana
Entre os modelos operados pelas forças indianas estão o Legacy 600, usado para transportar as autoridades, e as aeronaves AEW&C ‘Netra’, com base na plataforma ERJ145, usadas para missões de vigilância aérea.
–
Onde assistir ao maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings