O gigante de semicondutores de Taiwan TSMC Ele disse na terça -feira que espera registrar um lucro recorde este ano, expandindo sua capacidade de produção para atender à crescente demanda por tecnologia de inteligência artificial.
A Taiwan Semiconductor Manufacturing Company é a maior fabricante de chips personalizada do mundo e possui empresas de clientes como Nvidia e Apple.
Embora as tarifas dos EUA tenham tido “algum” impacto indireto na empresa, o presidente e CEO CC Wei disse que o setor de inteligência artificial permanecerá “muito forte”.
Leia também:
TSMC, o maior fabricante de chips do mundo, registra uma receita recorde em 2024
O TSMC mantém a previsão de receita após o lucro excedendo as expectativas, apesar das preocupações comerciais com Trump
“Nossa receita e nosso lucro este ano estabelecerão novos registros históricos”, disse ele durante a assembléia anual dos acionistas da empresa.
Com a demanda por IA “muito alta”, a empresa está tentando “aumentar a capacidade de produção para atender nossos clientes”, disse Wei.
O CEO negou, no entanto, que a empresa planeja construir fábricas no Oriente Médio.
Durante anos, o TSMC foi pressionado a transferir parte de sua produção para fora de Taiwan, onde a maioria de suas fábricas está localizada por causa de preocupações com a China.
Pequim afirma que a ilha como parte de seu território e já ameaçou usar a força para colocá -la sob seu controle.
Nos últimos anos, o fabricante de chips começou a construir unidades nos Estados Unidos, Europa e Japão.
Tarifas e negócios afetados
Na semana passada, a Bloomberg News, citando fontes anônimas, disse que a TSMC consideraria a construção de uma instalação avançada nos Emirados Árabes Unidos. “Acho que os rumores estão se espalhando por toda parte”, disse Wei.
No mês passado, a TSMC registrou vendas de US $ 349,6 bilhões em Taiwan (US $ 11,6 bilhões) em abril, um aumento de 48,1% no mesmo período do ano anterior e 22,2% em relação a março.
O salto ocorreu depois que o presidente dos EUA, Donald Trump, lança uma série de tarifas globais, que levou as empresas a estocar produtos, temendo novas elevações fiscais.
Wei disse aos acionistas que as empresas da TSMC “podem ser afetadas” se as tarifas aumentarem os preços e a demanda por chips caírem, mas acrescentaram: “Nossos negócios ainda serão muito bons”.
“Não tenho medo de nada, só tenho medo de que a economia global entre em declínio”, acrescentou.
O TSMC foi alvo de Trump, que acusou Taiwan de danificar a indústria de chips dos EUA, esperava que o plano da TSMC de investir US $ 100 bilhões nos Estados Unidos ajudasse a proteger Taiwan de novas tarifas.
Mesmo assim, Trump impôs uma taxa de 32% nas importações das ilhas como parte de suas extensas medidas tributárias, que foram suspensas posteriormente por 90 dias, mas excluíram semicondutores.
Washington também abriu investigações com base na “segurança nacional” no setor, que pode abrir caminho para novos chips e equipamentos de fabricação de chips.
–
Onde assistir ao maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings