As principais bolsas de valores subiram e o dólar apreciado na terça-feira (3), com os investidores após a guerra comercial entre a China e os EUA e a especulação de que os líderes dos países se reunirão em breve.
Após um período de relativa calma sobre as tarifas, o presidente dos EUA, Donald Trump, acusou Pequim no fim de semana passado de violar o acordo do mês passado para reduzir as pesadas taxas de retaliação e ameaçou dobrar os pedágios em aço e alumínio.
“As tensões comerciais ameaçaram um forte acordo na segunda -feira, antes das notícias de que o presidente Trump e o Presidente XI [Jinping] Se eles conversassem por telefone para ajudar a aliviar os medos ”, disse Kathleen Brooks, diretora de pesquisa da XTB.
As bolsas de estudos de Hong Kong e Xangai fecharam na terça -feira (3) e as principais taxas de ação de Wall Street avançaram na sessão de negociação do meio -dia.
O analista da nação comercial David Morrison observou que os investidores estavam ignorando amplamente as notícias negativas sobre as taxas de Trump relacionadas às tarifas de Trump.
“Muitos permanecem convencidos de que as guerras comerciais de Trump chegarão ao fim em breve, talvez com base nessa visão no ‘taco’, ou seja, Trump sempre covardes”, disse ele.
Os principais índices europeus também aumentaram, apesar do colapso do governo holandês.
O líder holandês Holandês Geert Wilders removeu seu partido do governo em uma disputa de imigração, derrubando uma coalizão instável e provavelmente inaugurando as primeiras eleições.
A partida abre um período de incerteza política na Holanda – a quinta maior economia da União Europeia e um grande exportador – à medida que os partidos de extrema direita avançam em todo o continente.
A Holanda faz parte da zona do euro, onde dados oficiais divulgados na terça -feira mostraram que a inflação na região recuou em maio para o nível mais baixo em oito meses, abaixo de 2% do Banco Central Europeu.
Esperava -se que o BCE cortasse as taxas de juros da zona do euro nesta semana, pressionando o euro.
A principal taxa de ações da Euronext Amsterdã caiu inicialmente após a queda do governo, mas fechou o dia com uma pequena quitação.
Rebaixamento do crescimento
O foco estava firmemente focado nos Estados Unidos e na China.
As autoridades de ambos os lados devem se reunir à margem de uma reunião ministerial da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) em Paris na quarta -feira (4).
A OCDE reduziu na terça -feira (3) sua perspectiva de crescimento da economia global para 2025 de 3,1% para 2,9%.
A organização também disse que a economia dos EUA cresceria 1,6%, abaixo da estimativa anterior de 2,2%.
A organização observou que “aumentos substanciais” em barreiras comerciais, condições financeiras mais restritivas, confiança mais fraca de empresas e consumidores, além de maior incerteza política, teria “impressionantes efeitos adversos no crescimento” se eles persistissem.
“Para todos, incluindo os Estados Unidos, a melhor opção é que os países se sintam e cheguem a um acordo”, disse a economista -chefe da OCDE Álvaro Pereira à AFP.
Os dados divulgados na terça -feira (3) indicaram que a atividade industrial chinesa está diminuindo em seu ritmo mais rápido desde setembro de 2022.
Também em foco estava o “grande e bonito projeto de lei” de Trump, liderado por cortes de impostos que deveriam adicionar US $ 3 trilhões à dívida do país em um momento de crescentes preocupações sobre as finanças do país.
Os senadores americanos certamente começaram o que certamente será um feroz debate sobre o pacote de políticas, que cobre parcialmente uma extensão da alívio tributária de Trump em 2017 por meio de cortes no orçamento projetados para remover o acesso à saúde de milhões de americanos de baixa renda.
Os preços brutos do petróleo aumentaram devido a preocupações de que os incêndios florestais canadenses pudessem afetar o suprimento de petróleo.
Números principais por volta das 12:30 (horário de Brasília)
- Nova York – Dow Jones: High 0,3%, para 42.421,02 pontos
- Nova York – S&P 500: High 0,4%, para 5.959,75 pontos
- Nova York – NASDAQ Composite: alta de 0,7%, para 19.381,36 pontos
- Londres – FTSE 100: alta de 0,2%, para 8.787,02 pontos (fechamento)
- Paris – CAC 40: alta de 0,3%, para 7,63,84 pontos (fechamento)
- Frankfurt – DAX: alto de 0,7%, para 24.091,62 pontos (fechamento)
- Tóquio – Nikkei 225: 0,1%de queda, em 37.446,81 pontos (fechamento)
- Hong Kong – Índice de Hang Seng: Alto 1,5%, para 23.512,49 (fechamento)
- Xangai – composto: alto 0,4%, para 3.361,98 (fechamento)
- Euro/dólar: cair de US $ 1.1378 para US $ 1.1443 na segunda -feira
- Libra/Dollar: cair de US $ 1.3520 para US $ 1,3548
- Dólar/iene: alto de 143,86 ienes a 142,71 ienes
- Euro/Libra: cair de 84,18 pence para 84,46 Pence
- Brant do Mar do Norte: apodrece de 1,7%, para US $ 65,73 por barril
- West Texas Intermediate: Rot de 1,8%, para US $ 63,67 por barril
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings