Scala Data Centers, plataforma líder de data center sustentável para o mercado de hiperescala na América Latina, fez parceria com a Lightera, marca que integra as operações globais de cabos de fibra óptica da Furukawa Electric Co. e pioneira em tecnologia de fibra de núcleo oco – e com a Nokia, empresa global em tecnologias de rede, para realizar a primeira prova de conceito (PoC) usando AccuCore HCF (Hollow Core Fiber) na América Latina.
O teste, realizado no campus Tamboré da Scala, em São Paulo – o maior complexo de data centers da América Latina – demonstrou uma redução de latência de aproximadamente 32% em comparação às fibras ópticas convencionais. Este avanço representa um marco na infraestrutura digital, aproximando as velocidades de transmissão dos limites físicos da luz.
“A inovação está no nosso DNA. Permitir o primeiro teste de fibra de núcleo oco nas Américas reforça o papel da Scala como uma plataforma de ponta para a transformação digital e nos posiciona na fronteira do que é fisicamente possível em desempenho digital”, disse Agostinho Villela, diretor de tecnologia (CTO) dos Data Centers da Scala.
Uma nova fronteira para conectividade
A colaboração destacou as contribuições únicas de cada empresa: os Data Centers Scala forneceram a infraestrutura e o ambiente para testes; A Lightera forneceu o cabo de fibra óptica de núcleo oco AccuCore HCF(TM) e a solução de conectividade física; A Nokia forneceu seu PSI-M 1830, uma plataforma de transmissão óptica compacta e modular otimizada para aplicações de interconexão de data centers e equipada com PSE-6, seu chipset fotônico de sexta geração com recursos de criptografia integrados; e a Integradora MagicComp implantou sua equipe especializada para cuidar da instalação física dos cabos e supervisionar o comissionamento da solução; A Viavi Solutions contribuiu com seus equipamentos ópticos de testes e certificação, com o OneAdvisor 800 Transport com módulo de transporte 400G. Testando latência com taxas 10GE, 100GE e 400GE
Ao contrário das fibras tradicionais, que transmitem luz através de um núcleo sólido de sílica, a fibra de núcleo oco guia a luz através de um núcleo central de ar. Esta estrutura revolucionária permite que os dados viajem significativamente mais rápido.
“Esta é a tecnologia óptica mais avançada disponível atualmente. A fibra de núcleo oco permite velocidades de transmissão máximas quase absolutas, proporcionando menor latência e maior eficiência energética. É como se São Paulo estivesse digitalmente 32% mais próxima de Vitória, no Espírito Santo, uma revolução para cargas de trabalho sensíveis à latência”, explicou Helio José Durigan, vice-presidente sênior para as regiões LATAM e EMEA da Lightera.
“Participar deste marco histórico reforça o nosso compromisso com a inovação e a excelência. A instalação dos cabos físicos foi um desafio que executamos com precisão, mostrando a confiança que os principais players depositam na MagicComp e o nosso papel na construção das infraestruturas críticas do futuro”, comentou Werner Kuster Marques, CEO da MagicComp.
Ganhos de latência e aplicações práticas
A latência é um fator crítico para cargas de trabalho como treinamento de modelo para aprendizado de máquina, aplicações financeiras de alta frequência, computação em nuvem, jogos e computação distribuída. Dado que a versão atualmente testada tem um alcance da ordem de 1,5-2,5 km, a melhoria demonstrada (uma redução de 32% na latência) permite aos data centers otimizar a comunicação entre módulos de processamento dentro da mesma infraestrutura, acelerando ciclos de treinamento iterativos e modelos de inferência, bem como transações críticas
O roteiro de desenvolvimento tecnológico visa superar as atuais limitações de alcance, expandindo progressivamente a sua operação para conexões metropolitanas e de longa distância. Alcançar este próximo passo estenderá os benefícios da baixa latência a locais fisicamente distantes, revolucionando a geografia digital.
“Estamos orgulhosos de ver nossa plataforma 1830 testada com sucesso no maior complexo de data centers da América Latina, localizado no Brasil – um mercado-chave para o crescimento da infraestrutura de IA. Este marco demonstra o papel crítico da colaboração em todo o ecossistema digital e destaca a importância de construir redes de transporte capazes de suportar cargas de trabalho de IA de próxima geração e escalabilidade preparada para o futuro”, disse Felipe Leão, chefe de redes ópticas para a América Latina da Nokia.
Após a prova de conceito bem-sucedida, as três empresas estão explorando implantações em escala de produção, inicialmente focadas em aplicações de latência ultrabaixa e alto volume de dados – alinhadas com a visão da Scala de construir infraestrutura digital de próxima geração otimizada para AI Fabric e cargas de trabalho de alto desempenho.
A evolução natural da tecnologia deverá incluir implantações em (1) intrasite, (2) intracampus e, eventualmente, (3) cenários intercampus, refletindo o seu potencial de expansão progressiva e os desafios estratégicos que ainda precisam ser enfrentados.
Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Céu | Canal 592 ao vivo | Canal 187 Olá | Operadores regionais
TV SINAL ABERTO: antena parabólica canal 562
ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais RÁPIDOS: Samsung TV Plus, canais LG, canais TCL, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos fluxos