A viagem do presidente dos EUA, Donald Trump, ao Oriente Médio, foi um catalisador para a ascensão das ações registradas por Nvidia, Tesla e outras empresas do setor de tecnologia.
Os números da semana mostram que Tesla e Nvidia subiram 17% e 16%, respectivamente, à medida que as tensões entre os EUA e a China diminuíram e a turnê comercial de Trump no Oriente Médio colocou acordos de tecnologia destacados.
Nvidia já estava em alta Graças ao IPO CoreWeaveUma empresa de serviços de inteligência artificial (IA) na qual o fabricante de chips é um investidor.
Pausa nas tarifas dos EUA e da China facilitou os ganhos
Tanto a China quanto os EUA anunciaram uma quebra de taxa de 90 dias em uma medida que sinalizou uma grande desaceleração na Guerra Comercial Global que treina mercados desde abril.
Na quarta -feira passada (14), os dois países anunciaram reduções nas taxas de incidentes em mercadorias importadas. As medidas foram válidas após a meia -noite em Washington (1H em Brasília), reduzindo as taxas dos EUA em produtos chineses de 145% para 30%. Por outro lado, os impostos chineses caíram de 120% para 10%.
O presidente Trump disse à Fox News que Washington já tem “a estrutura de um acordo muito, muito sólido” com Pequim. Segundo ele, o ponto central do entendimento é a possibilidade de abrir a economia chinesa para as empresas americanas.
Negociações no Oriente Médio e novas parcerias estratégicas
Durante uma visita ao Oriente Médio da Casa Branca nesta semana, o CEO da NVIDIA, Jensen Huang, compartilhou planos de vender mais de 18.000 de suas lascas de inteligência artificial de Blackwell para Humana, uma empresa de soluções de IA de AI, sediada na Arábia Saudita, para aumentar os data centers.
É digno de nota, o concorrente AMD também anunciou que fornecerá chips para Humain.
Ao mesmo tempo, o CEO da Tesla, Elon Musk, também estava na Arábia Saudita e disse que o serviço de internet via Starlink da SpaceX foi aprovado pelo governo local para uso em aplicativos de uso da aviação e marítimo. Musk também disse que planeja trazer robotáxis para o país.
Nos Emirados Árabes Unidos, a Casa Branca anunciou uma parceria para construir um extenso campus de inteligência artificial com várias empresas americanas. Uma fonte disse à CNBC que a NVIDIA está entre as empresas que apóiam o projeto.
Redução de chips Restrições de exportação
A recente Casa Branca planeja reduzir as restrições de exportação de chips para a China, imposta pelo governo Joe Biden, para uma “regra muito mais simples”, também beneficiou o setor.
Como muitos de seus concorrentes, a Nvidia precisa de uma licença para enviar seus chips de inteligência artificial para a China, desde que os EUA começaram a restringir as exportações até 2022 devido a preocupações com a segurança nacional.
No mês passado, a Nvidia anunciou que registraria uma cobrança de US $ 5,5 bilhões (aproximadamente US $ 27,5 bilhões) devido a remessas de GPUs H20 para a China, que é um mercado importante para o fabricante dos chips dos EUA. Huang disse à CNBC que o mercado de inteligência artificial da China poderia atingir US $ 50 bilhões nos próximos dois a três anos, e ficar de fora seria uma “perda tremenda”.
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos rápidos: Samsung TV Plus, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.