A Suprema Corte dos Estados Unidos concedeu na sexta -feira (16) um pedido de cidadãos venezuelanos que procuraram impedir sua deportação do país sob a lei de inimigos estrangeiros.
Em uma decisão de 7 votos a 2, o tribunal declarou que o governo do presidente Donald Trump não deu aos detidos tempo suficiente ou recursos apropriados para contestar suas deportações.
“Dadas essas circunstâncias, um aviso com cerca de 24 horas antes da remoção, sem informações sobre como exercer o devido processo legal para contestar essa remoção, certamente não é suficiente”, afirmou a decisão.
Os juízes proibiram a remoção dos homens, que o governo de Trump afirma ser membros da gangue venezuelana Tren de Aragua, enquanto uma nova decisão é tomada por um tribunal federal de recursos mais baixos.
No entanto, “o governo pode remover os autores nomeados ou supostos membros da classe com base em outras autoridades legais”, eles escreveram.
O presidente Donald Trump reagiu negativamente à decisão na tarde de sexta -feira.
“A Suprema Corte não nos permite expulsar criminosos de nosso país!” Ele escreveu em uma publicação sobre a Rede Social Truth Social.
Em outro post, ele reclamou que o tribunal “não está me permitindo fazer o que fui eleito para fazer”.
“Joe Biden permitiu que milhões de criminosos entrassem em nosso país sem nenhum ‘processo’, mas para expulsá -los, temos que passar por um processo longo e demorado”, escreveu Trump, “este é um dia ruim e perigoso para a América!”
O Tribunal reconheceu, em sua decisão, que os interesses dos venezuelanos são “particularmente relevantes” e observou que o governo atualmente argumenta que não pode “fornecer o retorno” de Kilmar Abrego Garcia, “um indivíduo deportado por engano para uma prisão em El Salvador.”
Os juízes não decidiram se a lei de inimigos estrangeiros, invocada pelo governo Trump em meados de abril para deportar os detidos, foi aplicada corretamente.
“Para deixar claro, apenas decidimos que os detidos têm direito a mais notificação do que os dados em 18 de abril”, afirmou a decisão.
Eles observaram que estavam concedendo apenas um alívio temporário enquanto o caso retorna ao tribunal do Quinto Circuito do Circuito dos EUA, que deve decidir sobre qual é o aviso adequado devido àqueles que estão sendo removidos.
“Reconhecemos a importância dos interesses de segurança nacional do governo, bem como a necessidade de tais interesses serem perseguidos de uma maneira compatível com a Constituição”, escreveu a maioria.
Leia mais:
Depois da China e da União Europeia, a Argentina suspende as importações de frango brasileiro
A agenda doméstica de Trump está em jogo com falha de votação importante
“À luz disso, os tribunais inferiores devem tratar casos sob a AEA com velocidade”.
Os juízes conservadores Samuel Alito e Clarence Thomas discordaram da decisão.
Eles questionaram se os detidos estavam em “perigo iminente de remoção” e disseram que era “enganoso” sugerir que um tribunal distrital dos EUA no Texas não agiu rapidamente.
“O tribunal caracteriza o comportamento do tribunal distrital no período em questão como ‘inação’, mas em meu julgamento isso é injusto”, disse Alito, com o apoio de Thomas.
Trump convocou a AEA pela primeira vez contra o Aragua Tren em meados de março, alegando, na proclamação executiva, que a gangue está “perpetrando uma invasão” nos EUA.
A proclamação afirmou que qualquer venezuelano com mais de 14 anos que fazia parte da gangue e não era um residente legal ou naturalizado estava sujeito a remoção e “acusado de hostilidade contra os Estados Unidos”.
Na manhã de sexta -feira, Trump expressou frustração com a Suprema Corte, escrevendo que ela “está sendo manipulada pelos perdedores extremos de esquerda”, cujo “único objetivo é intimidar o tribunal”.
O cargo foi feito um dia depois que os juízes ouviram argumentos orais em um caso relacionado à controversa ordem executiva de Trump que busca acabar com o direito à cidadania por nascimento.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos rápidos: Samsung TV Plus, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.