Levou 11 anos desde que o Facebook o adquiriu por US $ 19 bilhões, mas o objetivo Finalmente, está trazendo anúncios para o WhatsApp, marcando uma grande mudança para um aplicativo cujos fundadores rejeitaram a publicidade.
A meta anunciou na segunda-feira (16) que as empresas agora poderão transmitir os chamados anúncios de status no WhatsApp, que incentivam os usuários a interagir com os anunciantes por meio de recursos de mensagens de aplicativos.
Os anúncios serão exibidos apenas para os usuários na guia “Atualizações” do WhatsApp para separar as promoções das conversas pessoais. Além disso, a meta começará a monetizar o recurso de canal do WhatsApp por meio de anúncios de pesquisa e assinatura.
A estréia dos anúncios no aplicativo de mensagens representa uma etapa significativa nos planos do CEO da meta, Mark Zuckerberg, de fazer o WhatsApp “o próximo capítulo” na história de sua empresa, como ele disse Jim Cramer da CNBC em 2022. A iniciativa de monetizar o WhatsApp também ocorre no meio de Caso antitruste Alto perfil da meta com a Comissão Federal de Comércio (FTC) sobre o sucesso do aplicativo de mensagens e do Instagram da empresa.
A meta já permite que os anunciantes venham veículos para ver os anúncios de clique tão chamados para enviar uma mensagem no Facebook e Instagram, que direciona os usuários ao WhatsApp, onde eles podem interagir diretamente com as empresas.
A troca de mensagens entre marcas e consumidores “deve ser o próximo pilar de nossos negócios”, disse Zuckerberg aos analistas em abril, acrescentando que o WhatsApp agora tem mais de 3 bilhões de usuários mensais, incluindo “mais de 100 milhões de pessoas nos EUA e crescendo rapidamente lá”.
Agora, as empresas podem exibir esses tipos de anúncios no próprio WhatsApp. Os novos anúncios de status aparecem na guia “Atualizações” do usuário no recurso “Status”, que pode ser usado para compartilhar fotos, vídeos e textos que desaparecem após 24 horas, semelhantes às histórias do Instagram.
Desde que a meta comprou o WhatsApp em 2014, o popular aplicativo de mensagens continuou a crescer em todo o mundo. Mas, diferentemente do Facebook, Instagram e, mais recentemente, de threads, O Whatsapp nunca permitiu publicidade.
Os co -fundadores do WhatsApp, Jan Koum e Brian Acton, Eles tornaram público seu desprezo pelo setor de publicidade, e a dupla deixou o Facebook depois de supostamente conflito com executivos que estavam ansiosos para injetar a publicidade e outras práticas que rejeitaram.
A empresa de mídia social não revela as vendas específicas do WhatsApp, mas os analistas estimaram anteriormente que a receita do aplicativo seria entre US $ 500 milhões e US $ 1 bilhão, Cobrar empresas por ferramentas e serviços para que possam enviar mensagens aos clientes no aplicativo.
O objetivo “usará informações muito básicas” para recomendar quais anúncios exibem para usuários do WhatsApp, disse Nikila Srinivasan, chefe de produto de mensagens comerciais na sexta -feira. Isso inclui o país, a cidade, o dispositivo, o idioma e dados como a pessoa segue ou como interagir com os anúncios.
A empresa lançou a guia Atualizações do WhatsApp em junho de 2023, juntamente com o Recurso de “canal”que permite que pessoas e organizações enviem mensagens e atualizações para seus seguidores, em vez de conversas pessoais. A meta também monetizará o recurso “Canais”, anunciou a empresa na segunda -feira.
As organizações e as pessoas que são administradores de canal agora podem gastar dinheiro para aumentar a visibilidade de seus respectivos canais quando uma pessoa os procura através de um diretório, semelhante a anúncios nas lojas da Apple e Google App.
Além disso, os gerentes de canal poderão cobrar taxas mensais de assinatura dos usuários para acessar atualizações e conteúdo exclusivo, informou a meta na segunda -feira. A Companhia não lucrará imediatamente com essas taxas mensais de assinatura, mas, eventualmente, planeja uma comissão de 10% dessas assinaturas, disse um porta -voz.
O objetivo espera que, limitando seus novos anúncios à guia “Atualizações” do WhatsApp, ele atrapalha os usuários o mínimo possível, disse Srinivasan. As atualizações de status do usuário, bem como mensagens e chamadas pessoais no WhatsApp, permanecerão criptografadas, disse ela.
“Nós realmente acreditamos que a guia Atualização é o lugar certo para esses novos recursos”, disse Srinivasan.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.