As bolsas subiram e os preços do petróleo se retiraram na segunda -feira (16), pois os medos de um conflito mais amplo no Oriente Médio, mesmo com Israel e Irã trocando ataques de mísseis pelo quarto dia consecutivo.
O dólar e o ouro, considerados ativos de segurança, registraram uma ligeira queda.
“As ações européias demonstraram surpreendente resiliência diante de um cenário de incerteza”, disse Russ Mold, diretor de investimento da AJ Bell.
“O conflito no Oriente Médio permanece em uma situação instável, e ainda há potencial para choques repentinos nos mercados se a tensão se intensificar”, alertou.
Leia também:
Os mercados reagem a ataques entre Israel e Irã, mostrando sinais de estabilização
Os mercados de ações de Londres, Paris e Frankfurt operaram em ascensão no meio do dia.
Esse movimento acompanhou os ganhos na Ásia, onde Tóquio fechou com um aumento de 1,3%, impulsionado pelo iene mais fraco. Hong Kong e Xangai também registraram avanços.
O ataque surpresa de Israel na sexta-feira contra as instalações militares e nucleares do Irã—que resultou na morte de comandantes seniores e preços do petróleo fabricados pelos cientistas, disparam até 13% a qualquer momento, dado o impacto do medo do suprimento da região.
No entanto, os temores da expansão do conflito parecem ter diminuído, com os dois principais contratos de petróleo caindo na segunda -feira.
“Os mercados financeiros absorvem muito bem os riscos geopolíticos, e o aumento da oferta da OPEP+ também ajuda a suavizar o impacto”, explicou Kathleen Brooks, diretora de pesquisa do Grupo de Investimentos da XTB.
“Um grande agravamento do conflito pode ser necessário para ver um novo gatilho nos preços de petróleo e ouro”, acrescentou.
Os analistas alertaram que os preços poderiam reacender a inflação globalmente, prejudicando os esforços prolongados de governos e bancos centrais para controlá -lo.
Os investidores se preparam para as decisões de política monetária nesta semana pelo Federal Reserve (Fed), Banco da Inglaterra e Banco do Japão.
Espera -se que todos mantenham suas taxas inalteradas, mas os investidores estarão cientes das comunicações para obter sinais sobre as próximas etapas – especialmente nos Estados Unidos, onde as autoridades estão sob pressão do presidente Donald Trump para reduzir as taxas de juros.
Houve pouca reação relevante aos dados que mostraram que a produção industrial da China cresceu menos do que o esperado no mês passado, pressionado pela Guerra do Comércio, enquanto as vendas no varejo superaram as projeções.
Também no radar está a cúpula do G7 nas montanhas rochosas canadenses, que começou no domingo, na qual será discutida a crise do Oriente Médio, bem como questões comerciais após a recente onda de tarifas impostas por Trump.
Nas notícias corporativas, as ações da Nippon Steel subiram mais de 3% em Tóquio depois que Trump assinou uma ordem executiva aprovando sua fusão de US $ 14,9 bilhões com a US Steel, encerrando uma longa disputa.
Em Londres, a Equate Betting Company disparou 12% depois de aumentar a previsão de receita anual para a BETMGM, sua joint venture nos EUA.
As ações de Kering, proprietário da Gucci, subiram mais de 9% em Paris, após relatos de que o atual CEO da montadora francesa Renault se encarregará do grupo de luxo, o que enfrenta dificuldades.
Os papéis de Renault caíram cerca de 7%após o anúncio no domingo que Luca de Meo deixará o cargo em julho.
Principais indicadores por volta das 8h (tempo de Brasília):
- Oil WTI: queda de 1,5%US $ 71,87 por barril
- Brent Oil: queda de 1,3%US $ 73,27 por barril
- Londres – FTSE 100: 0,6% de alturaem 8.900,54 pontos
- Paris – CAC 40: 0,8% de alturaem 7.746,77 pontos
- Frankfurt – Dax: 0,4% de alturaem 23.620,11 pontos
- Tóquio – Nikkei 225: alta de 1,3%em 38.311,33 pontos (fechamento)
- Hong Kong – Hang Seng: 0,7% de altoem 24.060.99 pontos (fechamento)
- Xangai – Composto: 0,4% de alturaem 3.388,73 pontos (fechamento)
- Nova York – Dow Jones: Queda de 1,8%em 42.197,79 pontos (fechamento)
- Euro/dólar: altoCitado por US $ 1,1577 (AF $ 1,1540 na sexta -feira)
- Libra/Dollar: altopor US $ 1,3578 (AF $ 1.3560)
- Dólar/iene: alto14.05 ienes (à frente de 144,04 ienes)
- Euro/Libra: alto85.27 Pence (Antes 85.11 Pence)
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings