Joby Aviation e L3harris anunciaram uma parceria na sexta -feira (1º) para desenvolver uma nova geração de aeronaves militares capaz de ser pilotada ou operando autonomamente.
O sindicato combina a aeronave híbrida VTOL de Joby com a experiência L3 em sistemas militares e processos de certificação.
As empresas esperam iniciar testes neste outono (Hemisfério Norte), com declarações operacionais planejadas para 2026, de acordo com o comunicado.
“Conflitos como a Rússia e a Ucrânia estão realmente mudando enquanto as pessoas pensam na aviação de baixa altitude em geral”, disse Paul Sciarra, presidente executivo de Joby, ao repórter Morgan Brennan. CNBC.
“O lançamento de algo que pode passar rapidamente da fase de demonstração para a implantação parece especialmente importante”.
Jon Rambeau, presidente da Divisão de Missões Integradas da L3Harris, disse que o projeto se concentrará inicialmente em usos como vigilância aérea, reconhecimento e logística em ambientes contestados.
“Vamos nos concentrar nos grandes exercícios do governo realizados periodicamente pelas forças armadas e veremos se podemos atender a alguns desses casos de uso nesses treinamento mais amplo”, disse Rambeau à Brennan.
O anúncio ocorre no momento em que os gastos do governo estão sob escrutínio e os militares dos EUA buscam fortalecer a tecnologia em operações de combate, incorporando inteligência artificial em veículos e drones autônomos.
Saber mais:
Receita da Nintendo mais do que dobra no trimestre com o sucesso das vendas do Switch 2
A meta cresce 22% em receita no segundo trimestre e destaca o avanço da IA e da publicidade digital
“Acho que as forças estão se perguntando se a melhor abordagem para o suporte de baixa altitude é as sedores de US $ 30 milhões, ou se não seria algo menor, mais barato e mais autônomo – com capacidade de se adaptar a cargas úteis variadas”, disse Sciarra.
Joby é conhecido por seus táxis aéreos comerciais, que são elétricos.
A empresa entregou sua primeira aeronave elétrica D Take e Vertical Landing (EVTOL) para os Emirados Árabes Unidos no final de junho, onde trabalha com vistas a um lançamento de 2026.
O novo veículo militar com o L3, com base nas aeronaves S4 de Joby, será desenvolvido com uma turbina a gás, de acordo com o comunicado.
Joby, que ainda está buscando a aprovação da FAA para sua aeronave, anunciou recentemente a expansão de sua produção e espera dobrar sua capacidade em sua base na Califórnia.
As ações de Joby aumentaram mais de 100% este ano. Os documentos L3harris acumulam alta de 30% até 2025.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.