O governo do estado de São Paulo anunciou, na segunda -feira (21), o plano de desenvolvimento da indústria de jogos. A medida procura consolidar o estado como uma referência nacional e internacional no setor de Jogos eletrônicos e tecnologias imersivas.
O investimento total planejado é de R $ 8,2 milhões, distribuído por cinco eixos principais: treinamento vocacional e empregabilidade, promoção e financiamento, produção e distribuição, internacionalização e governança.
“Estamos enfrentando uma indústria que reúne criatividade, inovação e tecnologia, pilares essenciais para a nova economia que queremos aumentar em São Paulo. Esse plano constrói um ecossistema sustentável que promove empregos qualificados, apóia novos negócios e promove a diversidade no setor”, disse a cultura criativa, economia e secretário da indústria, em um comunicado à imprensa.
Treinamento e qualificação técnica
Os profissionais serão conduzidos pela Escola Audiovisual, Jogos e Tecnologia, vinculados ao Programa Cultsp Pro. A instituição oferece cursos técnicos e de gerenciamento destinados a áreas como cinema, TV, desenvolvimento de jogos, design, marketing e direitos autorais.
Ações complementares são planejadas, como programas de treinamento contínuos, laboratórios de orientação e criação, realizados em parceria com instituições de ensino técnico e superior, bem como espaços culturais.
Leia mais:
As apostas tencent que experimentam com o WeChat e os jogos na China ajudarão a aumentar os negócios em nuvem na Europa
GameStop atinge lucro no 1º trimestre de 2025 e as vendas de colecionáveis aumentam 54%
Promoção financeira e crédito de estúdio
No eixo de financiamento, o desenvolvimento do CultSP alocará os R $ 8,2 milhões anunciados para apoiar o desenvolvimento, o acabamento e a publicação de jogos eletrônicos, além de conteúdo de realidade aumentada, virtual e mista.
A desenvolve a SP, a agência de financiamento do estado, oferecerá uma linha de crédito de até US $ 300.000 para estúdios independentes. O plano também incentiva pesquisas, desenvolvimento de protótipos e inovação no setor.
O plano inclui um programa de aceleração focado nos negócios criativos. Cada projeto pode receber até R $ 50 mil. Também serão oferecidos treinamento empresarial e parcerias internacionais para certificação em ferramentas profissionais de desenvolvimento de jogos. O objetivo é expandir a capacidade produtiva e facilitar o acesso aos mercados nacionais e internacionais.
Internacionalização e exportação
O eixo de internacionalização fornece suporte para a participação do São Paulo Studios em eventos no setor, como feiras e rodadas de negócios. O plano também inclui o incentivo para exportar jogos desenvolvidos no estado e integração com plataformas de distribuição global.
A governança do plano será realizada com base na criação de indicadores setoriais, em articulação com entidades como abraços, acclam-s e xrbr. A Câmara Setorial será mantida como um espaço permanente para o diálogo entre o poder público e os representantes da indústria de jogos, com foco na formulação conjunta de políticas públicas.
–
Onde assistir ao maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings