Elon Musk disse na terça -feira que espera que Tesla e Xai continuem comprando chips dos gigantes da NVIDIA e da AMD semicondutores, e possivelmente outros.
A Musk Artificial Intelligence Company, Xai, que agora possui a plataforma de mídia social X, já instalou 200.000 GPUs em suas instalações Colossus em Memphis, Tennessee, CEO da Tesla, um David Faber, da CNBC.
Leia mais:
Elon Musk se compromete a liderar Tesla pelos próximos cinco anos
A Xai também está planejando uma instalação de 1 milhão de GPUs fora de Memphis, disse Musk. O empresário não especificou quantos chips a empresa já encomendou e até a data eles podem ser instalados. “Alguns anos atrás, fiz uma previsão muito óbvia: a limitação da IA será o chips”, disse ele. No ano passado, Musk instruiu a Nvidia a enviar uma grande solicitação de GPUs para Xai, superando a Tesla.
Em seu negócio automotivo, Musk disse que o supercomputador de Tesla em Buffalo, Nova York, já é usado para treinar seus sistemas robóticos automáticos e Optimus. Em Xai, Musk se gabou na terça -feira, Colossus é o “cluster de treinamento mais poderoso do mundo no momento”, com “mais de 200.000 GPUs treinando coerentemente”.
A escolha de Musk para construir em Memphis foi recebida pelas autoridades municipais como uma transformação da região em um “centro industrial de alta tecnologia”.
Mas as comunidades locais protestaram contra a operação que requer muita energia e água, especificamente contra como Xai depende de turbinas a gás natural para ajudar a alimentar o supercomputador. As turbinas emitem óxidos de nitrogênio SMO, precursores de formação de ozônio, que foram associados a um maior risco de morte por doenças respiratórias.
Como a CNBC relatou anteriormente, os advogados ambientais dizem que Xai provavelmente “violou a lei do ar limpo” e os requisitos de licenciamento local para “principais fontes de poluição do ar” usando turbinas.
Musk disse que vê as fichas como o principal fator que limita o desenvolvimento da IA hoje, mas previu que isso mudará para “equipamentos elétricos” em breve e depois haverá uma “escassez fundamental de geração de eletricidade” para empresas de IA já em meados de 2026.
Os investimentos da China em geração de energia, disse Musk, atualmente excedem os dos EUA. No entanto, ele acrescentou, os EUA ainda têm uma “vantagem nas inovações revolucionárias”.
“Acho que é uma questão cultural, ou seja, ter inovação revolucionária que você precisa para questionar a autoridade”, disse Musk. “Fundamentalmente, você está questionando a sabedoria convencional quando faz uma inovação revolucionária”. Na China, ele disse, as pessoas “geralmente não gostam de questionar a autoridade”.
Faber perguntou a Musk se Xai e Tesla poderiam se fundir, um conceito às vezes lançado por fãs de Musk que vêem seu portfólio de empresas como parte da muskonomia, em vez de entidades independentes com obrigações para diferentes grupos de investidores.
Musk disse que não é algo que ele está pensando hoje, mas “não está fora de questão” e “obviamente exigiria o apoio dos acionistas da Tesla”.
Tesla e Xai já fazem negócios juntos.
O fabricante da EV divulgou recentemente um documento financeiro que a XAI gastou cerca de US $ 191 milhões até 2024 e US $ 36,8 milhões até fevereiro de 2025 em Tesla Megapacks, que são sistemas públicos de armazenamento de energia.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos rápidos: Samsung TV Plus, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.