O CEO da Tesla, Elon Musk, confirmou que a empresa terá robotaxia nas ruas de Austin, Texas, até o final de junho.
Em uma entrevista realizada na terça -feira (20) David Faber, da CNBC, na sede de Austin, Musk disse que Tesla pretende levar seu robotáxis a Los Angeles e São Francisco após a estréia planejada em Austin.
Musk disse que um serviço Tesla Robotáxis começará com cerca de 10 veículos em Austin e se expandirá rapidamente para milhares de veículos se o lançamento ocorrer sem incidentes.
Desde 2016, Musk tem prometido investidores, clientes e fãs da Tesla de que a empresa é cerca de um ano entregando um carro autônomo que pode transportar passageiros com segurança sem intervenções humanas ou um humano ao volante. No entanto, a Tesla ainda não oferece um veículo seguro para uso sem supervisão humana.
“É aconselhável começar com um pequeno número, confirmar que as coisas estão indo bem e depois expandir”, disse Musk.
Austin é apenas o começo
Para iniciantes, a Tesla disse que sua robotaxia estará equipada com uma versão futura do FSD (direção totalmente autônoma), conhecida como FSD sem supervisão.
A Waymo da Alphabet atualmente opera serviços comerciais de aplicativos sem motorista em vários mercados dos EUA. Em uma teleconferência recente de resultados, a Alphabet disse que a Waymo já realiza 250.000 viagens pagas por semana.
Musk disse que Tesla “geolocalizará” seu robotáxis em Austin para começar, o que significa que a empresa limitará os locais onde esses veículos modelo Y podem viajar. Mas não haverá motorista de segurança humana nos carros, prometeu Musk.
Os funcionários da Tesla monitorarão remotamente a frota, disse ele.
“Veremos o que os carros estão fazendo com muito cuidado e à medida que a confiança aumenta, mas será necessário”, disse Musk.
Sistema rodoviário terá
Musk já havia declarado que a abordagem “generalizada” de Tesla para Robotáxis é mais ambiciosa do que a de Waymo. A Tesla depende principalmente de sistemas baseados na câmera e visão computacional, em vez de usar sensores sofisticados, como negociar e radar em seus veículos.
Musk afirmou que esses sensores eram caros e podiam impedir a produção em grande escala de robotaxia e o aumento da escala de uma frota global.
“O que realmente funcionará melhor para o sistema rodoviário é a inteligência artificial, redes neurais digitais e câmeras”, disse Musk na terça -feira.
Faber pressionou Musk sobre a reação política que Tesla enfrentou em resposta ao seu envolvimento com o governo do presidente dos EUA, Donald Trump, e a política alemã. A Tesla teve uma queda nas vendas de veículos elétricos, incluindo uma queda de 20% na receita automotiva no primeiro trimestre de 2025.
Musk atribuiu a queda nas vendas à necessidade de a empresa reconstruir suas fábricas para iniciar a produção de uma versão atualizada de seu carro mais popular, o Modelo Y.
Leia mais:
A Foxconn expandirá o foco na Índia com um investimento de US $ 1,5 bilhão
Visto e Stone Fisk Partnership To ‘Click to Pay’ para atingir 2,8 milhões de estabelecimentos
“Não podemos fazer carros se as fábricas estiverem se recuperando. Mas vimos uma grande recuperação na demanda agora”, disse Musk sem fornecer números. “Quando você compra um produto, quanto você se preocupa com as opiniões políticas do CEO?”
Enquanto fica à frente de Tesla e também administra a SpaceX e Xai, Musk atua como o principal conselheiro do presidente Trump, depois de gastar quase US $ 300 milhões (cerca de US $ 1,7 bilhão pelo preço atual) para levá -lo de volta à Casa Branca.
Musk fundou o Departamento de Eficiência do Governo (DOGE), que trouxe mudanças radicais para Washington com uma campanha de corte e queima para desmontar as agências e purgar a força de trabalho federal. O presidente Donald Trump apoiou ansiosamente os cortes liderados por Musk.
As aparições em grupo de Tesla e SpaceX o tornam o indivíduo mais rico do mundo, com um patrimônio estimado em cerca de US $ 376 bilhões (R $ 2.128,2 trilhões) atualmente, de acordo com os bilionários da Bloomberg.
Na terça -feira, Musk disse que estava comprometido com a liderança da Tesla pelos próximos cinco anos.
“Sim, sem dúvida”, disse Musk em entrevista no Fórum Econômico do Catar da Bloomberg em Doha.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos rápidos: Samsung TV Plus, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.