À medida que a guerra de preços de veículos elétricos na China se intensifica, seus principais líderes soam o alarme com apelos de alto nível para conter concorrência excessiva, conhecida como “Nejuan” ou involução.
Embora a palavra da moda tenha assumido vários significados na China, sugerindo uma corrida para o fundo do poço, o termo foi mencionado no relatório anual de trabalho da estreia chinesa Li Qiang em março.
A reunião do regulador de mercado no mês passado também solicitou a “remediação abrangente da concorrência” envolvendo “.
No início desta semana, executivos seniores de vários fabricantes de veículos elétricos chineses foram convocados para Pequim para “auto -regulamentar”, disse a Bloomberg.
No entanto, os participantes e analistas do setor previam que a concorrência só aumentará.
Leia mais
Siga a cobertura real da guerra comercial
“A China está melhor preparada para a guerra comercial do que os EUA”, diz Economist
A guerra de preços de veículos elétricos na China se aquece – o que está por trás dos grandes descontos?
“Uma montadora em particular assumiu a liderança no lançamento de cortes significativos de preços e muitas empresas seguiram o exemplo, desencadeando uma nova rodada de pânico em torno da ‘guerra de preços'”, disse a Associação de Fabricantes de Auto -Auto em uma declaração chinesa no sábado, traduzida pelos fabricantes chineses, traduzido pelo sábado CNBC.
O governo, ligado ao governo, estava criticando a gigante do veículo elétrico BYD, que causou a última rodada de descontos em 23 de maio, incluindo um corte de mais de 30% no preço de um de seus modelos de carros.
“As guerras de preços desordenadas intensificam a concorrência feroz”, afirmou a associação, alerta de pressão adicional sobre margens de lucro e riscos para a segurança do consumidor. A associação pediu às empresas que respeitassem a concorrência leal e não monopolizem o mercado ou “descarregam” produtos a preços abaixo do custo de produção.
“‘Price Wars’ não tem vencedores, muito menos futuro”, disse o diário do povo, o jornal oficial do Partido Comunista Chinês, citando o Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação. A informação foi divulgada em uma tradução de CNBC para os chineses.
O ministério aumentará a regulamentação da concorrência improdutiva e cooperará com outros departamentos para aplicar leis que promovam concorrência leal, segundo o relatório.
O ministério não respondeu imediatamente a um pedido de comentário. Byd referido CNBC A seu comentário à mídia estatal chinesa, na qual a montadora declarou que apoiava firmemente as chamadas da Associação de Fabricantes por concorrência leal e a criação de um mercado saudável.
Involução ou evolução?
Os analistas observaram que os recentes descontos BYD estão na verdade formalizando descontos que os consumidores provavelmente teriam recebido anteriormente no programa de subsídios de câmbio da China, que pretendia aumentar o consumo.
Apesar de uma participação de mercado de quase 30%, o BYD também enfrenta pressão competitiva, os analistas da Nomura apontaram em um relatório divulgado na segunda -feira.
A montadora, que contou com Warren Buffett como um dos primeiros investidores, registrou um crescimento de 14% nas vendas no mês passado, uma desaceleração no crescimento anual de 19% registrado em abril.
“Dada a atual situação de suprimento excessivo no mercado automotivo chinês, acreditamos que a fase competitiva mais intensa ainda está por vir, até que possamos ver uma consolidação significativa do mercado no futuro”, disse os analistas da Nomura.
Apesar da retórica, não há muito o que fazer sobre a concorrência do mercado, disse Zhong Shi, analista da Associação de Revestadores de Automóvel da China na semana passada. Ele acrescentou que outros países também estão observando intensa concorrência no mercado de automóveis chinês e o que isso pode significar para suas indústrias de automóveis locais.
O preço médio de um carro exportado da China caiu desde 2023, revertendo uma tendência anterior de quitação, de acordo com dados publicados em redes sociais pelo Secretário-Geral da Associação de Automóveis de Passageiros da China, Cui Dongshu.
Nas vendas de carros da China para a Alemanha, o preço médio de exportação por veículo caiu para US $ 21.000 este ano, de US $ 30.000 em 2023, mostrou os dados. O México, o principal destino das exportações de carros chineses, foi uma exceção, com o preço médio subindo para US $ 13.000, de US $ 12.000, há dois anos.
Na China, o preço médio do varejo de carros caiu cerca de 19% nos últimos dois anos, para cerca de 165.000 yuans (US $ 22.900), de acordo com Nomura, citando dados do setor do Autohome Research Institute.
Existem outros sinais de que a corrida para carros elétricos criou um excesso de suprimento.
Um “fenômeno estranho” de carros usados vendidos com zero milhagem apareceu, disse o grande presidente do Wall Motor, Wei Jianjun, em entrevista à Sina Finance, realizada em mandarim em 23 de maio. Ele acrescentou que cerca de 3.000 a 4.000 vendedores em plataformas de carros chineses usados estavam vendendo esses carros.
Os veículos foram registrados como entrega de vendas ou montadoras, apenas para serem vendidos no mercado usado quase imediatamente, o que infligiu volumes de vendas. Mas isso criou “muito caos”, levando Wei a pedir uma melhor regulamentação no setor.
Apenas um ‘aperitivo’
O mercado de carros de carro que quente e híbrido em rápido crescimento sofreu vários cortes de preços nos últimos dois anos.
A guerra de preços ainda não atingiu seu pico e “a concorrência se tornará mais intensa nos próximos cinco anos”, o CEO da startup de veículos elétricos, ele Xiaopeng, para a mídia chinesa na semana passada, que a empresa confirmou com a CNBC.
“Este é apenas um ‘aperitivo’ do que está por vir”, acrescentou. Ele disse que, em vez de competir em preço, o XPeng competiria em tecnologia e expandiria além da China pelo resto do mundo.
A startup se concentrou em tornar seu sistema de assistência ao motorista um ponto de venda e entregou mais de 30.000 carros por mês nos últimos sete meses. Na semana passada, o XPeng lançou a versão máxima do seu MONA 03 por 129.800 (US $ 18.020), quase 17% mais barato do que quando o modelo de preço mais baixo foi lançado inicialmente em agosto.
Como a maioria das startups de carros elétricos, o XPENG informou danos atribuíveis aos acionistas no primeiro trimestre de cerca de US $ 90 milhões. A NIO, que se concentrou em mais veículos premium, registrou uma perda de US $ 949,6 milhões na terça -feira.
No entanto, a empresa chinesa de smartphones Xiaomi previu na terça -feira que seu negócio de carros elétricos obteria lucro na segunda metade do ano, confirmou um porta -voz da empresa CNBC. A empresa entrou no mercado de veículos elétricos no ano passado com seu sedan SU7, menor que o Modelo 3 da Tesla, e a empresa deve enfrentar o Modelo Y com um SUV Yu7 neste verão no Hemisfério Norte.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.