A Apple falou na terça -feira (29) na investigação administrativa estabelecida pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), por qualquer monopólio no sistema de pagamento de aproximação. A Companhia solicitou a apresentação do processo, argumentando que não é dominante em nenhum mercado relevante e que cobra apenas uma “taxa modesta” de emissores de cartão para participar do Apple Pay.
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“As emissoras pagam somente quando se beneficiam diretamente do uso da tecnologia da Apple, e todas as emissoras pagam as mesmas taxas, independentemente de seu tamanho ou influência no mercado. Isso permite que bancos menores e fintechs inovadores competam em pé de igualdade com os grandes bancos já estabelecidos”, diz a empresa na resposta enviada.
O processo foi aberto em 4 de abril, com base em uma nota técnica preparada por Cade. De acordo com o texto, há evidências de que a Apple abusaria de uma posição dominante e, devido ao “controle absoluto sobre as regras aplicáveis ao ecossistema do iOS”, estaria criando “barreiras artificialmente” à entrada e desenvolvimento de rivais interessados em oferecer alternativas ao Apple Pay.
O Banco Central, a Federação Brasileira de Bancos (Febbraban) e Zetta, uma entidade que representa fintechs como Nubank, fez contribuições para o inquérito. De acordo com o BC, a Apple se beneficiaria do “poder de mercado significativo diante das emissoras para impor taxas altas para o acesso a este serviço”. O regulador também apontou que existem barreiras para implementar o PIX por aproximação nos dispositivos iOS.
Em sua resposta, a Apple afirma que não há impedimentos para cobrar pelo Apple Pay ou sua carteira, e que a nota técnica da Cade não explica como a empresa desempenhou um papel dominante em qualquer mercado relevante, nem uma “teoria de danos minimamente articulada. Também aponta que os consumidores têm uma ampla gama de opções além de iOS. De acordo com a empresa, apenas um em dez consumidores brasileiros possui um angênico.
“Dada a ampla oferta e a diversidade de soluções de pagamento, incluindo pontos de venda (PDVs), não é possível considerar que a Apple tem uma posição dominante em qualquer mercado relevante, incluindo o que se define artificialmente como o ‘mercado de pagamentos de aproximação’. Da perspectiva da oferta, os provedores de serviços de pagamento – categoria da qual a Apple não faz parte – têm vários meios para disponibilizar seus serviços aos usuários, incluindo usuários do sistema iOS ”, diz a empresa.
A Apple também afirma que o Apple Pay é um recurso integrado de hardware e software projetado para ser seguro. Dica -To -O controle sobre as camadas técnicas e comerciais de pagamentos móveis é proposital, de acordo com a empresa, que aponta que outros sistemas operacionais móveis geralmente enfrentam problemas de fragmentação, riscos de segurança e falta de confiança do usuário.
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