O Ataque cibernético a aeroportos europeus No fim de semana passado, que paralisou sistemas e deixou milhares de passageiros sem assistência, reforçaram a urgência de proteger a infraestrutura crítica. A ofensiva explorou falhas no software de gerenciamento para aplicar um RansomwareEstratégia que sequestra sistemas digitais em troca de resgates milionários.
Dados da empresa de segurança cibernética Zenox apontam que 2025 já é o pior ano registrado para esse tipo de crime: 5.579 vítimas globais até setembro. Em fevereiro, um pico histórico de mais de mil ataques foi mostrado em um único mês. As projeções de empreendimentos de segurança cibernética estimam que os custos globais podem alcançar US $ 276 bilhões por ano até 2031.
No Brasil, a ameaça é ainda mais evidente. De acordo com o relatório Cenário global de SofardsDo FortiGuard Labs, o país sofreu 314,8 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos na primeira metade de 2025equivalente a 84% de toda ofensiva registrada na América Latina e no Canadá.
“Estratégia calculada”
Para Ana Cerqueira, Cro da Zenox, os ataques revelam um padrão claro: alcançar setores de alto impacto social e econômico.
“Eles estão visando setores que não podem parar. No caso da aviação, atrasa a segurança e a economia global. O objetivo não é apenas dinheiro, mas também causando caos e governos e empresas prementes”, afirmou.
Ela explica que os criminosos estão expandindo seu desempenho para cadeia de mantimentosdirecionando não apenas grandes empresas, mas fornecedores menores de solo, logística, software e manutenção. Os fóruns clandestinos oferecem “acesso administrador” a redes de companhias aéreas para valores que alcançam US $ 100 mil.
O caso Land Rover
Na indústria automotiva, o exemplo mais recente é de Jaguar Land Rover (JLR)que desde o início de setembro enfrenta sérios impactos após um ciberteiro. A montadora britânica, controlada por Indiana Tata MotorsAnunciado na quinta-feira (25) A retomada parcial de alguns sistemas-como receita, gerenciamento de peças e vendas, mas suas fábricas são fechadas pelo menos até 1º de outubro.
Em um comunicado, a empresa enfatizou que foi capaz de reativar operações essenciais para manter o fluxo de caixa e os pagamentos aos fornecedores. No entanto, não informou a extensão dos dados afetados, nem se clientes e parceiros foram alcançados.
O governo britânico e as entidades do setor automotivo expressaram preocupação com os efeitos na cadeia de fornecedores, em um setor que emprega Mais de 800 mil pessoas no Reino Unido. Os meios locais indicam que o governo prepara medidas para apoiar empresas menores afetadas.
O ataque à JLR ocorreu em meio a uma onda de ofensiva contra grandes redes britânicas de varejo, como Marks & Spencer, Harrods e Co-opreforçando o alerta sobre a vulnerabilidade das indústrias estratégicas.
Brasil é uma meta de prioridade
Segundo Cerqueira, a combinação de Digitalização rápida e Baixa maturidade na segurança cibernética Coloca o Brasil em uma situação crítica.
“A digitalização avançou mais rápido que as defesas. Hoje, a segurança digital não é apenas técnica: é um pilar da continuidade dos negócios”, diz ele.
O executivo argumenta que as empresas adotam estratégias proativascomo monitoramento constante, simulações de incidentes e treinamento em equipe contra Engenharia Socialque já usa Inteligência artificial e DeepFakes para invadir sistemas.
Segurança Nacional
Com ataques crescentes, especialistas argumentam que setores vitais gostam Transporte, energia, saúde e finanças ser tratado como uma questão de Segurança Nacional. Para isso, será necessário coordenar os esforços entre governo, empresas e órgãos regulatórios, fortalecendo a resiliência digital do país.
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