O presidente Donald Trump costumava se referir a Jeff Bezos como “Jeff Bozo”. Agora, depois de mais drama entre os dois, Trump está chamando o fundador da Amazon de “rosto legal”.
O equilíbrio dos lucros da Amazon, que deve ser lançado na quinta -feira (1), já deixou os investidores nervosos devido às tarifas abrangentes do presidente e ao impacto potencial que eles terão nos vários negócios da gigante da tecnologia. Com uma queda de 17% no preço das ações este ano, a Amazon deve relatar sua menor taxa de crescimento da receita desde 2022, e isso não reflete as taxas anunciadas no início de abril.
A tensão aumentou no início desta semana.
A Casa Branca criticou a Amazon na terça -feira por supostamente planejar exibir em seu site como novas tarifas sobre os principais parceiros de negócios dos EUA estão aumentando os preços dos consumidores. Após a publicação do artigo da Punchbowl News, Trump chamou Bezos para reclamar.
A Amazon respondeu rapidamente e disse que essa mudança não foi prevista.
“Isso nunca foi aprovado e não acontecerá”, escreveu a Amazon em uma postagem de blog de 31 palavras.
O presidente Trump frequentemente insultava Bezes durante seu mandato na Casa Branca, em grande parte devido à propriedade do Washington Post pelo fundador da Amazon. Bezos recentemente lutou para consertar o relacionamento viajando para Washington, DC, para a inauguração em janeiro.
O presidente disse que estava satisfeito com a última ligação.
“Jeff Bezos foi muito gentil”, disse Trump a repórteres na terça -feira. “Ele foi ótimo. Ele resolveu o problema muito rapidamente e fez a coisa certa. Ele é um cara legal.”
A Amazon esclareceu que estava considerando apenas exibir taxas de importação em produtos vendidos em sua loja de descontos, a Amazon Haul, que compete com a varejista chinesa Ultrabarata. Os produtos de transporte custam US $ 20 ou menos e muitos deles são vendidos diretamente da China usando a isenção comercial mínima. Essa violação deve desaparecer no próximo mês, depois que Trump assinou uma ordem executiva, tornando mais caro enviar esses produtos para os EUA.
O confronto com Trump destaca a pressão que a Amazon sofre para mitigar o impacto das tarifas agressivas de Trump nas importações chinesas, que totalizam 145%. A empresa enfrenta uma exposição significativa às tarifas, principalmente por meio de sua unidade de varejo. A Amazon adquire alguns produtos da China, enquanto muitos vendedores em seu mercado terceirizado dependem da segunda maior economia do mundo para fabricar ou montar seus produtos.
O tema das tarifas interromperá o relatório de lucro do primeiro trimestre da Amazon. Os investidores vão querer saber como os altos custos de importação podem afetar suas margens e se a incerteza em torno das tarifas tornou os consumidores mais cautelosos em relação aos seus gastos.
Para o trimestre, a Amazon deve relatar lucro de US $ 1,37 e receita de US $ 155,04 bilhões, de acordo com a LSEG, o que representaria um crescimento anual de pouco mais de 8% e seria a menor taxa de expansão desde o segundo trimestre de 2022.
‘Escolhas difíceis’
O CEO da Amazon, Andy Jassy, disse à CNBC no início deste mês que a empresa não teve uma queda na demanda do consumidor. A Amazon “tentará fazer tudo o que puder” para manter os preços baixos para os consumidores, incluindo a renegociação de termos com alguns de seus fornecedores, disse Jassy. Mas ele reconheceu que alguns vendedores terceirizados “precisarão transmitir esses custos de tarifas aos consumidores.
Os analistas do UBS disseram em comunicado aos clientes na terça -feira que pelo menos 50% dos itens vendidos na Amazon estão sujeitos a tarifas de Trump e podem ficar mais caros como resultado.
“Portanto, os consumidores podem ter que fazer escolhas mais difíceis sobre onde alocar seu dinheiro”, escreveram analistas, que recomendam a compra de ações da Amazon.
A Amazon teria pressionado alguns de seus fornecedores a reduzir os preços a reduzir o impacto das tarifas de Trump, de acordo com o Financial Times.
Alguns vendedores já aumentaram os preços e reduziram os gastos publicitários, lidando com maiores custos de importação. Outros procuram garantir novos fornecedores em países como Vietnã, México e Índia, onde as tarifas estão aumentando sob o governo Trump, mas são leves em comparação com os impostos impostos aos produtos da China.
TEMU e o aplicativo de desconto rival Shein implementaram aumentos de preços em muitos itens na semana passada. Desde então, o TEMU adicionou “taxas de importação” que varia de 130% a 150% em alguns produtos.
Wall Street provavelmente estará ciente dos comentários da Amazon sobre as condições de negócios a partir de agora. O terceiro trimestre incluirá os resultados do evento de compras do Amazon Prime Day, geralmente realizado em julho, com duração de dois dias. Os vendedores da Amazon disseram que antes da CNBC que podem fazer menos promoções para o Dia Primário deste ano para economizar ações ou porque não podem se dar ao luxo de reduzir ainda mais os preços dos produtos.
Os analistas do Bank of America disseram em comunicado aos clientes nesta semana que vêem o potencial para a Amazon apresentar uma “faixa de projeção mais ampla” em seu relatório de lucro na quinta -feira, “embora o impacto possa ser maior no terceiro trimestre”.
Os analistas da Oppenheimer disseram que os investidores são “altamente incertos” sobre o impacto das taxas de negócios de comércio eletrônico da Amazon. A empresa tem uma classificação de desempenho mais alta para as ações da Amazon.
“Assumimos que o terceiro trimestre será o mais impactado, pois os vendedores ainda devem ter ações pré-travessuras até maio e, portanto, ainda não precisam aumentar os preços”, escreveram analistas.
A Amazon não comentou nada além da breve declaração na terça -feira (29).
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Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.