O programa de fidelidade azul registrou 12% de crescimento no número de membros no primeiro trimestre de 2025, atingindo o 19 milhões de usuários. A diretora do programa, Cristina Yoshida, disse que esse avanço reflete um maior envolvimento do cliente e adesão ao modelo de fidelidade.
Em uma entrevista ao Money Times, de Times Brasil – CNBC exclusivo licenciadoYoshida disse que “Point é dinheiro e quer que o cliente use e não saia [os pontos] Parada. “Segundo o executivo, o comportamento do consumidor se tornou tempo.” Mais de 80% dos resgates hoje estão concentrados nos passagens aéreas da Azul “, disse ele.
De acordo com dados da Associação Brasileira de Empresas de Fidelidade (ABF), o setor registrou um crescimento anual de aproximadamente 20%. Azul faz parte da entidade, que reúne oito membros e dissemina números trimestrais sobre emissão e resgate de pontos.
Cristina Yoshida explicou que os dados da associação apontam para o crescimento não apenas no volume de usuários, mas também em pontos emitidos, resgataram pontos e geraram receitas.
Leia também:
O azul reverte a perda e tem receita líquida de R $ 783,1 milhões no 1º trimestre
Blue carrega quase 8 milhões de passageiros no 1º trimestre e cresce em comparação com 2024
Estratégico para Azul, o programa expande receita e lealdade
O diretor apontou que a lealdade azul é considerada uma unidade de negócios com importância estratégica para a companhia aérea. O programa contribui para a geração de receita e a retenção de clientes.
“A lealdade desempenha um papel estratégico no contexto da empresa. Ajuda a conquistar e manter os clientes e também tem peso nos resultados da empresa”, disse ele.
Yoshida também lembrou que o crescimento do programa segue a expansão da malha de ar de Azul. “Azul voa para mais de 150 destinos, mais de 100 apenas Azul se encontra. O programa se apropria”, explicou ele.
A tarifa congelada e o desconto para toras são as principais atrações
Entre os diferenciais do programa, Cristina destacou dois produtos: a tarifa congelada e o desconto para os clientes registrados no site da Azul.
De acordo com o diretor do programa, ao procurar passagens conectadas com CPF e senha, o cliente pode ter descontos de até 40% na tarifa nos pontos. “Se a pesquisa for feita anonimamente, o desconto não aparecerá”, explicou.
Outro produto mencionado foi a tarifa congelada, que permite reservar ingressos com até 14 meses de antecedência e pagar com pontos até 30 dias antes da viagem. “É como uma compra giratória. Se o cliente encontrou um bom preço, ele congela e leva tempo para acumular pontos”, disse ele. O produto foi finalista duas vezes sobre o International Lealty Awards.
A lealdade azul permite resgates em voos internacionais
Cristina também comentou a possibilidade de usar os pontos para voar com mais de 30 companhias aéreas parceiras. “Temos acordos de prêmios exclusivos com alguns deles, o que reduz o custo dos pontos”, disse ele. Destinos como Japão, Dubai e África estão entre as opções disponíveis nessas parcerias.
Nova campanha quer explicar “o que é um ponto azul”
O executivo também revelou que o programa lançou uma campanha educacional chamada “O que é um ponto azul?”, Com o objetivo de explicar a operação do sistema de pontos ao público em geral. A ação busca ampliar o entendimento dos benefícios entre os consumidores que ainda não usam o programa com frequência.
“Sabemos que muitas pessoas conhecem o programa, mas não entendem completamente como usar. Então, estamos investindo em comunicação e educação sobre o uso de pontos”, acrescentou.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos rápidos: Samsung TV Plus, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings