Em uma reunião na segunda-feira (5), os acionistas do Grupo Pão de Açúcar (GPA) aprovaram a demissão completa do Conselho de Administração da Companhia, além da eleição de um novo colegiado composto por nove membros para um mandato unificado de dois anos.
No mês passado, o Fundo de Investimento “Saint German”, um dos acionistas do GPA e é controlado pela Nelson Tanure, solicitou a convocação de uma assembléia para rejeitar todo o conselho de administração.
O Fundo, gerenciado pela Distribuidora de Valores Mobiliários, também solicitou que o número de membros do Conselho do Grupo Pão de Açúcar fosse votado em nove cadeiras para um novo termo unificado de dois anos.
Ao todo, o grupo conseguiu enviar seis dos nove eleitos para o conselho. Ronaldo Iabrudi, atual vice -presidente do Conselho de Administração do GPA, foi nomeado, assim como Cristophe Hidalgo e Marcelo Pimentel. Helene Esther Bitton, Líbano Miranda Barroso e Sebastián Dario Los foram eleitos.
Os acionistas minoritários conseguiram colocar três nomes no Conselho do GPA. São eles: investidor Rafael Ferri – que tem 1,2% de participação em seu capital social – o empresário André Luiz Coelho Diniz, do grupo Coelho Diniz, bem como o administrador Edison Ticle.
Leia também:
Quem é Nelson Tanure, o controlador de fundo que solicitou a Assembléia para a demissão do Conselho do Grupo Pão de Açúcar
A intenção não é mudar a direção geral “substancialmente” dos negócios, diz Saint German
Na comunicação enviada por Saint alemão ao GPA no final de março, o acionista explicou que solicitou a Assembléia “para fazer uma avaliação cuidadosa das diretrizes que regem a empresa”, observando que “ela não tem intenção de mudar substancialmente a direção geral dos negócios sociais, manter as atividades e o plano de negócios alinhados com as diretrizes adotadas pela empresa.
O acionista também afirma que “a sustentabilidade da empresa depende diretamente de sua capacidade de gerenciar e reduzir suas obrigações”, e que “um alto nível de endividamento pode comprometer a liquidez e a capacidade da empresa de investir em oportunidades de crescimento”.
“As estratégias que a administração devem enfatizar para os fins de tal endividamento incluem a venda dos ativos não principais da empresa, bem como a reavaliação e priorização dos investimentos a serem feitos pela empresa e otimização da empresa da empresa de capital de giro. O foco em um equilíbrio sólido permitirá que a empresa tenha mais flexibilidade em suas operações e maior capacidade de crescimento”.
Também de acordo com o acionista, o gerenciamento efetivo de custos e despesas é “crucial para maximizar a lucratividade da empresa”. “A gerência deve revisar, entre outros, despesas de aluguel, custos corporativos e despesas gerais da empresa e identificar as melhores oportunidades de redução, mantendo os objetivos de atrair e reter talentos para a equipe executiva”, acrescentou Saint German.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos rápidos: Samsung TV Plus, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings