Dezembro chegou e as comemorações de final de ano já estão no radar. Com isso, o consumo de espumantes volta a crescer e os dados mostram a força dos rótulos produzidos no Brasil. Segundo o Ideal BI, 81,5% do volume consumido no país e 71% do valor movimentado são produtos nacionais.
Para explicar por que essa preferência se consolidou, Cibele Siqueira, Embaixadora da Marca do Grupo Wine, destaca fatores que tornam os espumantes brasileiros competitivos e alinhados às datas festivas de dezembro.
Reconhecimento internacional amplia espaço para espumantes brasileiros
Os espumantes brasileiros acumulam resultados em concursos internacionais e concorrem com rótulos tradicionais da França, Itália e Espanha. No Concurso Mundial de Bruxelas deste ano, o país recebeu nove medalhas na categoria de espumantes, reforçando a evolução técnica da produção nacional.
Boa relação entre preço e qualidade favorece o consumo
A produção local reduz custos logísticos e elimina etapas de importação, permitindo ao consumidor encontrar vinhos espumantes de alta qualidade a preços mais competitivos. Em muitos casos, um produto nacional de qualidade supera um produto importado na mesma faixa de valor.
Frescura preservada durante toda a distribuição
A curta distância entre as vinícolas e o mercado consumidor contribui para produtos mais frescos, com acidez preservada e aromas mais intensos, características fundamentais para os vinhos espumantes consumidos no verão brasileiro.
Variedade de estilos facilita a harmonização
Do Brut ao Nature, passando pelo Rosé, Extra Brut, Moscatel e versões vintage, o Brasil oferece vinhos espumantes adequados para diferentes paladares e pratos típicos do jantar brasileiro, incluindo frutos do mar, peru e tender.
Diversos terroirs contribuem para perfis únicos
Regiões como Serra Gaúcha, Pinto Bandeira, Vale dos Vinhedos, Campos de Cima da Serra e Vale do São Francisco apresentam condições climáticas que favorecem a produção de vinhos espumantes. O Vale do São Francisco possui a única indicação de origem de vinhos tropicais do mundo.
Métodos de produção avançados garantem precisão técnica
As vinícolas brasileiras utilizam métodos reconhecidos como o tradicional (champenoise) e o Charmat, além de investirem em tecnologia e treinamento. Os resultados aparecem em vinhos espumantes equilibrados e com padrão crescente de qualidade.
Espumantes fortalecem cadeia produtiva nacional
O consumo de rótulos brasileiros estimula o setor vitivinícola, gera empregos e impulsiona o enoturismo nas regiões produtoras, contribuindo para a economia local.
Perfil tropical combina com culinária e clima brasileiro
Os espumantes nacionais tendem a apresentar frescor, leveza e acidez compatíveis com pratos muito comuns nos jantares brasileiros, como saladas, carnes brancas, frutas e sobremesas mais leves.
Sugestões de espumantes nacionais para o jantar
Entre as linhas nacionais que ganharam destaque está a Maraví, desenvolvida pelo Grupo Wine em parceria com o Grupo Miolo no Vale do São Francisco. Os rótulos utilizam os métodos Charmat e Asti.
O Maraví Brut Rosé, medalha de ouro no 14º Concurso Brasileiro de Espumantes ABE, acompanha bem chester, lombo de porco, salmão e rabanadas menos doces.
O Maraví Bruto É recomendado para pratos como peru assado, bacalhau e saladas de Natal, equilibrando pratos mais gordurosos devido à sua acidez.
O Moscatel Maraví Acompanha panetone, sobremesas de frutas, cheesecakes e mousses de maracujá.
Leia também:
Obra de Mauricio de Sousa vira patrimônio cultural imaterial de São Paulo
Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Céu | Canal 592 ao vivo | Canal 187 Olá | Operadores regionais
TV SINAL ABERTO: antena parabólica canal 562
ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais RÁPIDOS: Samsung TV Plus, canais LG, canais TCL, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos fluxos