O saldo da primeira metade de 2025 do programa Conecta Gov.Br revelou que a integração de dados entre vários sistemas do governo federal gerou uma economia de US $ 3,06 bilhões entre janeiro e junho.
Durante esse período, foram realizadas cerca de 602 milhões de transações automáticas e seguras entre os órgãos públicos, impedindo que os cidadãos precisassem re -apresentar informações já disponíveis pelo governo.
Os dados foram divulgados pelo Ministério da Administração e Inovação em Serviços Públicos (MGI) na quinta -feira (17).
“Os dados que estão nos vários órgãos públicos são dos cidadãos e o governo devem usá -los para beneficiar diretamente aqueles que precisam deles para acessar um serviço público ou um benefício social”, explica o secretário de governo digital da MGI, Rogété Mascarenhas.
Segundo ele, a iniciativa também torna o governo mais eficiente, porque não é mais necessário verificar manualmente todas as informações, reduzindo o tempo de trabalho dos servidores e reduzindo erros e fraudes.
No momento, 299 órgãos públicos participam do programa Conecta Gov.Br, que usa 53 interfaces de programação (APIs) desenvolvidas em conjunto com o Secretariado do Governo Digital (SGD) para facilitar a troca de dados entre os sistemas.
Como o Secretário aponta: “Através da Infraestrutura Nacional de Dados (IND), estamos superando a lógica de silos isolados para armazenar informações, conectando -as com segurança e respeitando a privacidade e proteção dos dados da população”.
Nos últimos anos, a interoperabilidade avançou em ritmo acelerado. Entre 2020 e 2022, o programa realizou menos de 400 milhões de transações de dados, gerando uma economia estimada de R $ 1,9 bilhão.
Desde o início de 2023, foram feitas mais de 1,7 bilhão de trocas de informações entre os sistemas, resultando em uma redução nos gastos calculados em R $ 7,81 bilhões.
Em comparação entre a primeira metade de 2024 e 2025, a economia também mostrou crescimento. Enquanto em 2024 o valor estimado era de cerca de R $ 1,27 bilhão, entre janeiro e junho de 2025, esse valor atingiu R $ 3,06 bilhões.
Leia mais:
O governo oferece cabines de cruzeiro para a COP30; Aprenda o valor da reserva
O governo regula o mar e defende a soberania econômica diante das tarifas dos EUA
Brasil na era da inteligência artificial: liderança visionária, base desconectada
Entre as razões para essa redução nos gastos está a inclusão da base de registro único (Cadúnico) no programa Conecta Gov.br.
Com isso, é possível confirmar automaticamente o registro de beneficiários em programas sociais que usam esse registro, como o Fundo de Financiamento para Estudantes (FIES), impedindo que o próprio cidadão precise provar sua situação.
O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) também aproveitou essa integração dos bancos de dados no registro das duas edições do Unified National Public Competition (CPNU).
Assim, era possível garantir, por exemplo, que estudantes de baixa renda tivessem direito a isenção no registro, por meio de consulta automática e segura com informações cadunic.
Para calcular a economia gerada pela ferramenta, o MGI identificou as tarefas eliminadas para cidadãos e agentes públicos devido à integração de dados. Então, o tempo poupou o tempo para cada tarefa suprimida foi estimada.
Esse tempo foi convertido em valores monetários, considerando a remuneração dos servidores e a renda média dos usuários. Finalmente, os técnicos do ministério multiplicam esse valor pelo volume anual de atendimento beneficiado pela integração.
A troca automática de dados entre os sistemas governamentais é um direito dos cidadãos, garantido pela lei no. 14.129/2021 (Lei do Governo Digital) e com metas previstas na estratégia federal do governo digital. O trabalho é realizado após o estabelecido na Lei Geral sobre Proteção de Dados Pessoais (LGPD).
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings