O Presidente da Câmara de Deputados, Hugo Motta (republicanos-PB), decidiu indicar o castigo da remoção de seu mandato por até seis meses para os deputados Marcos Pollon (PL-MS), zé trovão (PL-SC), Julia Zanatta (PL-SC), pL-mts (Novo-Rsso) e Camila e Camilars e Camilara e Camilara (PL-RSil) e PL-RSILA) e PLER-RSEN) e PLE-RSEN.
A decisão foi tomada por causa do tumulto, provocada pelos parlamentares que pediram anistia ao ex -presidente Jair Bolsonaro, decidiram impedir o início da sessão da Câmara que ocupava o Conselho de Administração, colidindo com a votação na agenda econômica. Entre os projetos prejudicados, a reforma do imposto de renda, a regulamentação da reforma tributária, as diretrizes orçamentárias e a medida provisória com compensação de IOF.
A decisão ainda precisa passar pela peneira do Conselho de Ética, que deve acontecer nos próximos dias. De acordo com um comunicado do Secretariado Geral da Repartição, todas as queixas sobre conduta praticadas durante o tumulto foram enviadas ao corredtoria parlamentar. Uma carta enviada por PT, PSB e PSOL, que exige a suspensão de cinco parlamentares, iniciou as representações.
Leia mais:
Após a votação paralisada, Hugo Motta assume o comando da Câmara e critica: ‘O país deve ser o primeiro’
Alguns desses nomes já estavam passando por uma análise de lotes. Pelo menos por enquanto, Paulo Bilynskyj (PL-SP) deve ser poupado e não será removido do termo. Um petista foi adicionado à lista de sancionados.
Camila Jara foi acusada por Nikolas Ferreira (PL-MG) de empurrá-lo durante a confusão para restabelecer o controle do plenário. O deputado da Petista nega a agressão. Em um comunicado, o aviso do parlamentar afirmou que havia um “vazio” na Câmara e que ela afastou Nikolas, o que pode ter sido desequilibrado.
Pollon foi o último a abandonar o protesto. Ele ocupou o presidente do presidente Hugo Motta, a quem ele agrediu verbalmente dias antes.
Na representação, os partidos de esquerda dizem que Zé Trovão tentou impedir fisicamente Motta de retornar ao Conselho de Administração. “A liberdade de expressão parlamentar não cobre o direito de impedir fisicamente o exercício legítimo da função pública”, diz o documento.
O Conselho de Ética deve ter uma semana movimentada. Além de todas as representações sobre a confusão de que paralisou o trabalho da Câmara nesta semana, outras representações já apresentadas ao Conselho de Administração, como outros parlamentares, como Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que está nos Estados Unidos, devem finalmente chegar ao conselho. Um pedido de suspensão e uma cassação de Eduardo já foram arquivados.
A obstrução da oposição ao presidente Luiz Inacio Lula da Silva (PT) no Congresso terminou após mais de 30 horas, na quarta -feira (6). Os congressistas, que impediram fisicamente o trabalho legislativo de começar na terça -feira, 5, após o recesso parlamentar, tinham como exigência de que três projetos fossem guiados pelos presidentes do Senado da Câmara e do Senado Federal: a anistia a Bolsonaro e os envolvidos na tentativa de que o implementação do Ministro de Moras e a Alexanha.
__
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings