Ibovespa B3 teve um segundo dia de perda em torno de 1%, que o retornou nesta quinta -feira (24), para a linha de 133.000 pontos, retornando aos níveis de fechamento da curva de abril a maio que haviam sido replicados, também no fechamento de 18 de julho.
Na sessão de hoje, oscilou de 133.647,84 a 135.362,58 pontos, deixando a abertura de 135.356,88 pontos. Na semana, a IBovespa aumenta 0,32% e, no mês, recuar 3,63% – no ano, o índice B3 acumula o ganho de 11,24%. Ainda mais fraco que o de ontem, quando era de US $ 17 bilhões, o giro caiu hoje para US $ 15,7 bilhões. E Ibovespa deu 1,15%em 133.807,59 pontos.
O dia foi de perdas bem distribuídas por ações de primeira taxa, do maior peso e liquidez em Ibovespa. Apenas 16 dos 84 componentes do índice conseguiram fechar no campo positivo, com pão de açúcar (+1,45%), PETZ (+1,00%) e vibração (+0,74%) à frente. No lado oposto, WEG (-4,68%), Embraer (-3,89%), Cyrela (-3,86%), revista Luiza (-3,33%) e direcional (-3,32%)-bem como ontem, um conjunto de nomes expostos ao ciclo doméstico, assim como as ações dos setores de varejo e construção.
Leia mais
Moedas Globais: Dollar opera alto com foco em negociações e euro
Bolsas de estudos europeias aumentam com otimismo sobre o acordo americano e os balanços bancários, esperando o BCE
As bolsas de estudo da Ásia se aproximam, diante de um possível acordo USA-ue após o pacto com o Japão
Entre os chips azuis, a principal ação da carteira, Vale On, caiu 1,55% após uma série positiva em que ele havia se conectado às notícias positivas da China, especialmente o anúncio de construir uma grande barragem hidrelétrica no país. No grupo das maiores instituições financeiras, as perdas nesta quinta -feira estavam entre 0,45% (unidade Santander) e 1,26% (Bradesco PN). A Petrobras ON e a PN, por sua vez, tiveram uma variação de +0,11% (ON) e -0,16% (PN) no fechamento.
“1º de agosto está se aproximando e o mês de julho aproveitou a bolsa brasileira, para tirar o máximo proveito de outros mercados emergentes se considerarmos os diferentes ETFs, facilitando a comparação do dólar”, diz Naio Ino, gerente de renda variável de ativos ocidentais. De fato, julho, viu uma reversão de sinal do fluxo estrangeiro para B3 – especialmente após o 9º, com a sobretaxa de 50% anunciada pelo governo Trump para produtos brasileiros.
Em acumulação do ano, o fluxo de capital estrangeiro permanece positivo em R $ 21,454 bilhões. Mas no mês, até o dia 22, de acordo com os dados mais recentes disponíveis no B3, a remoção líquida de recursos estrangeiros do mercado de ações agora está se aproximando de R $ 5 bilhões (-R $ 4,995 bilhões).
A inserção de um componente político doméstico, além de questões comerciais, torna o cenário de curto prazo ainda mais volátil e incerto. Trump é conhecido pelo comportamento “irregular” – que não tira da mesa a chance de um último retiro de minutos, observa o gerente. Mas o que foi projetado para o dia seguinte está sendo mais definido como acordos entre os Estados Unidos e parceiros como o Japão e possivelmente a União Europeia estão desenhando, é aberto Ino sem as portas para negociações bilaterais com o Brasil.
Nesse contexto, em geral, diz o gerente, o que foi visto é uma redução na exposição ao Brasil, enquanto o componente externo – comércio e restrições impostas ao Brasil – tem um impacto muito maior nas considerações dos investidores estrangeiros do que em questões locais, como situação fiscal e impasse em relação a aspectos como o Iof aumentam. “O estrangeiro compara os colegas e acaba optando por outros emergentes”, avaliando o caso a caso, aponta Ino.
“Com a tributação iminente de 50% dos EUA sobre o Brasil, uma medida que envolve mais questões políticas do que comerciais, o risco de manter posições no mercado de ações brasileiras aumenta consideravelmente”, diz Anderson Silva, chefe da tabela de renda variável e parceiro da GT Capital. Segundo ele, a situação atual liderou os investidores que carregam mais tempo para iniciar movimentos de lucro “, inclusive para ganhar dinheiro com quaisquer oportunidades, se ocorrer uma correção mais pronunciada no meio da ‘guerra política-comercial’ que cruzamos”-lembrando de julho de 4 de julho.
O ministro das Finanças, Fernando Haddad, disse na quinta -feira que o plano de contingência do governo de responder às tarifas impostas pelos Estados Unidos é concluído e será submetido à análise do Presidente Lula. Segundo o ministro, o documento reúne “medidas de todo gosto”, incluindo a possibilidade de abrir linhas de crédito em apoio às empresas afetadas.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings