O governo de Lula será realizado na quinta -feira (10), uma cerimônia para regular o programa Mobilidade e Inovação Verde (Mover), sobre IPI Verde e a criação do carro sustentável.
Como mostrado TransmissãoO imposto sobre o imposto industrializado do veículo (IPI) será reformulado com base em critérios ambientais, através do sistema “Bônus e Malus”, onde veículos que emitem menos CO2 terão alíquotas de IPI reduzidas, enquanto aqueles com altas emissões podem ser tributados com taxas maiores.
O cálculo levará em consideração os critérios como a eficiência energética; tecnologia de propulsão; poder; Nível de segurança; e o índice de reciclabilidade e considera uma taxa básica de 6,3% para veículos de passageiros e 3,9% para comerciais leves.
O consultor automotivo Milad Kalume Neto explica que a obedecimento do programa está “estimulando a produção e o consumo de veículos sustentáveis, seguros e acessíveis, com foco na inovação e descarbonização”.
Segundo ele, os impactos esperados do decreto são a redução das emissões no setor automotivo; a estimulação da inovação e da engenharia nacional; criação de empregos e inclusão social; expandir o acesso a veículos mais eficientes e seguros; e a rendustrialização verde e competitividade da indústria brasileira.
Leia mais
A lista das empresas mais sustentáveis do mundo tem cinco varejistas entre os 100 melhores e a presença brasileira; Veja os nomes
“A transição energética e a sustentabilidade estão intrinsecamente ligadas”, diz CEO da Polen
Além da mudança, o carro sustentável trará isenção de impostos aos veículos que atendem aos requisitos sustentáveis. Essa categorização deve limitar o valor dos veículos, não sendo especificado um teto.
Existem quatro requisitos a serem considerados um veículo sustentável: emitir menos de 83g de CO₂ por quilômetro; contêm mais de 80% dos materiais recicláveis; ser fabricado, na maioria, no Brasil; e se encaixa em uma das categorias de carros compactos.
Para obter o desconto, as partes interessadas devem solicitar ao MDIC que solicite o credenciamento de veículos que atendem aos requisitos e, após a aprovação, o desconto pode ser aplicado. A taxa mínima atual para esses carros é de 5,27%.
Criado em 2024, o Mover expandiu os requisitos de sustentabilidade da frota automotiva e incentivou a produção de novas tecnologias nas áreas de mobilidade e logística. De acordo com o MDIC, os investimentos do setor automotivo alavancados pelo programa excedem R $ 190 bilhões, incluindo montadoras e peças de automóveis.
A estimativa também é uma redução no IPI para 60% dos veículos vendidos no Brasil, com impacto fiscal zero.
Verifique o cálculo de acordo com cada critério
__
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novo streaming