O Brasil é o segundo maior produtor de etanol de milho do mundo, de acordo com a União da Indústria da Cana e Bioenergia (Unica) e somente em 2024 o país teve seu recorde na oferta do país, com 36,8 bilhões de litros produzidos-4,4% mais que o ano anterior.
A produção de etanol de milho ainda está se expandindo, e a União Nacional do Milho etanol (UNEM) projeta para atingir 10 bilhões de litros na colheita de 2025/2026. O volume representa um crescimento de 20% em comparação com o ciclo anterior, que registrou 8,19 bilhões de litros.
Localizado em Sinop (MT), a maior refinaria de etanol da América Latina é operada pela INPASA. Em 2024, a unidade processou 3,7 bilhões de litros, um volume que correspondia a quase metade da produção nacional de biocombustíveis do grão. Considerando todo o mercado de etanol, incluindo cana -de -açúcar, a participação foi de 12%.
Esse número é obtido devido à riqueza na matéria -prima no território nacional, pois é o terceiro maior produtor de milho do mundo. Na última década, a produção nacional avançou 40% e atualmente é de cerca de 130 milhões de toneladas, de acordo com dados da National Supply Company (CONAB).
O milho é uma boa opção para o produtor, pois pode ser armazenado, o que facilita o planejamento da produção, que é cultivado em até três culturas e gera produtos como alimentação com animais, bem como petróleo e outros derivados.
Plantio, produção e distribuição
A planta da INPASA gera 1 milhão de toneladas de grãos de destilaria seca (DDGs) – proteína de alto valor de valor que substitui o farelo de soja na nutrição animal – mais 105.000 toneladas de petróleo e 804,1 GWh bioeletricidade.
Quando a Inpasa, considerada um dos combustíveis mais sustentáveis do mundo, porque ela termina até 90% menos CO₂ em comparação aos fósseis, chega à fábrica, passa por uma série de processos cuidadosamente monitorados. Entre eles:
- Descarregar a matéria -prima;
- Moer o material;
- Hidratar os grãos;
- Adicione o fermento à fermentação ao gigantesco Dorna;
- Moa e separe o óleo por centrifugação, obtendo etanol anidro, etanol hidratado e DDGs.
Além disso, uma plataforma digital integra todas as operações, monitorando o desperdício e o descarte adequado em tempo real. A biomassa é transformada em eletricidade, consumida nas unidades, com o excedente inserido no sistema nacional integrado (SIN).
Leia mais:
Horse Brasil anuncia tecnologia híbrida com etanol e investe R $ 300 milhões no país
Primeira planta de etanol de trigo é inaugurada
Impacto na economia
A refinaria da Sinop tem 1.200 trabalhadores. No país, o grupo possui 2.800 funcionários distribuídos nas unidades de Nova Mutum (MT), SidrolânDia (MS), Dourados (MS) e Balsas (MA). Atualmente, uma nova fábrica está em construção em Luís Eduardo Magalhães (BA), com um investimento de R $ 4,9 bilhões.
Desde a sua instalação em 2018, a operação fortaleceu a produção regional de milho, uma vez que todo o grão usado na retificação é comprado de agricultores locais. Para isso, as empresas adotam critérios sociais e ambientais e promovem práticas sustentáveis nas áreas de cultivo.
Produção de peso
Antes da instalação da refinaria, grande parte do milho do norte de Mato Grosso era destinado à exportação, que gerou desafios logísticos e limitou a expansão da segunda colheita. Mato Grosso lidera a moagem de milho ao etanol, com 12,5 milhões de toneladas, de acordo com o Instituto Mato Grosso de Economia Agrícola (IMEA). O estado supera Mato Grosso do Sul (3,51 milhões) e Goiás (2,1 milhões).
Os dados da União Nacional do Etanol de Corn (UNEM) apontam que 10 dos 24 biorrefinários em operação no Brasil estão instalados no território Mato Grosso; Outros 16 estão autorizados para construção e 16 estão na fase do projeto. Em Sorriso, a FS processa 4,8 milhões de toneladas de milho, produzindo 2,3 bilhões de litros de etanol e 1,7 milhão de toneladas de DDGs.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings