A Internet das Coisas (IoT), tecnologia que conecta dispositivos à internet e sistemas computacionais, permitindo o controle, a comunicação e a interação entre eles, está revolucionando a forma como as empresas operam e se relacionam com os consumidores. No retalho, a integração de dispositivos está a moldar o futuro das lojas físicas e digitais, tornando-as mais ágeis, inteligentes e centradas no cliente. Segundo dados da consultoria Mordor Intelligence, o mercado de IoT do setor deverá valer US$ 78,9 bilhões (R$ 422,1 bilhões) em 2025, com crescimento projetado para US$ 280,5 bilhões (R$ 1,5 trilhão) até 2030.
Esse avanço se reflete em iniciativas como a Minha Quitandinha, startup de tecnologia de varejo que atua no modelo de franquia autônoma de minimercados, que desenvolveu o QPay, software que, por meio de uma jornada de compra fluida e um aplicativo intuitivo, permite ao consumidor realizar suas compras em menos de 19 segundos. Douglas Pena, CRO e sócio fundador da Minha Quitandinha, destaca que a tecnologia vai além de facilitar as compras. “Com sensores e sistemas conectados é possível monitorar estoques, reduzir desperdícios e tomar decisões baseadas em dados em tempo real.
Para transformar essas estratégias em resultados concretos, o executivo destaca três ações para otimizar a operação e melhorar a experiência do cliente. Olhar:
Lojas inteligentes e eficiência operacional
Sensores conectados permitem monitorar o fluxo de pessoas em tempo real, ajudando os varejistas a otimizar a colocação dos produtos e planejar melhor de acordo com a demanda. A IoT também atua na manutenção preventiva, identificando falhas nos equipamentos antes que causem interrupções nas operações. Dessa forma, as lojas ganham eficiência, reduzem desperdícios e oferecem uma experiência de compra mais confortável e personalizada.
Serviço autônomo
A IoT possibilita o atendimento autônomo em minimercados, por exemplo, possibilitando operar sem a presença de atendentes e funcionar 24 horas por dia, aliando praticidade e comodidade para os clientes. Sistemas de pagamento digital, sensores inteligentes e monitoramento remoto promovem uma operação eficiente, segura e confiável. Atualmente, essas lojas podem ser instaladas em diversos locais, como condomínios residenciais, prédios comerciais, academias, hospitais e centros de transporte, aproximando produtos essenciais do dia a dia das pessoas.
Experiência personalizada do consumidor
Sensores inteligentes instalados nas prateleiras ou produtos permitem que o varejista monitore, em tempo real, o comportamento e as preferências do público dentro da loja. Com essas informações é possível oferecer recomendações e promoções personalizadas diretamente no celular dos clientes, criando uma comunicação mais relevante e imediata, como descontos exclusivos ou sugestões de produtos complementares.
Pena destaca que a tecnologia é uma ferramenta estratégica em todas as etapas da cadeia. “À medida que o mercado IoT continua a crescer, os minimercados e outros formatos de retalho de proximidade devem tornar-se cada vez mais autónomos, personalizados e conectados, refletindo um futuro em que a tecnologia e a conveniência andam de mãos dadas”, conclui.
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