Início » Empresas chinesas de consumo sinalizam que os gastos estão começando a melhorar novamente – Times Brasil

Empresas chinesas de consumo sinalizam que os gastos estão começando a melhorar novamente – Times Brasil

Por Redação Finance Times
0 comentários


Os relatórios de lucro mais recentes das empresas chinesas indicam uma melhoria no consumo, embora ainda não tenham retornado aos níveis de pré-libra.

Os gigantes do comércio eletrônico Alibaba e JD.com declararam nas últimas semanas que seus negócios de varejo na China registraram um crescimento mais rápido da receita no quarto trimestre de 2024 em comparação com 2023.

“Achamos que o crescimento do consumo está em um período de recuperação saudável, mas ainda não [atingiu] Os altos níveis de antes ”, disse Charlie Chen, diretor executivo da China e chefe de pesquisa de pesquisa, na quarta -feira (26), em mandarim traduzido por CNBC.

Para que os gastos com consumidores retornem ao crescimento pré-libra, o crescimento da receita das empresas chinesas provavelmente precisa se recuperar com dois dígitos, e a confiança do consumidor precisa melhorar, disse Chen. Ele observou que a recente desaceleração no mercado imobiliário afeta o sentimento de prosperidade do consumidor.

Os formuladores políticos da China enfatizaram que a estimulação do consumo é a prioridade deste ano. Até agora, as autoridades expandiram um programa de subsídios de câmbio para incluir smartphones, além de aparelhos e carros elétricos. Em setembro, Pequim também sinalizou uma mudança na política imobiliária solicitando uma interrupção no outono do mercado.

O JD.com se beneficiou diretamente do programa de intercâmbio e registrou um crescimento de 15,8%na receita de vendas eletrônicas e eletrônicas no quarto trimestre de 2024. No entanto, a receita do segmento para o ano inteiro foi de apenas 4,9%, o que representou o crescimento mais rápido desde 2021, quando as vendas dispararam quase 23%.

O governo introduziu políticas para estimular o consumo desde o segundo semestre do ano passado e “aumentou uma recuperação constante na confiança do consumidor”, disse Sandy Xu, CEO da JD.com e diretor executivo, em uma conferência de resultado este mês, segundo um fato.

“No curto prazo, acreditamos que ainda existem desafios no lado macroeconômico, mas a longo prazo, estamos muito otimistas sobre o sentimento do consumidor”, disse ela.

Mercados de nicho se destacam

A Tencent, que opera o aplicativo de pagamento móvel e social do WeChat, registrou um crescimento de 3% nos serviços de fintech e negócios, atingindo 56,1 bilhões de yuans (US $ 7,7 bilhões) no quarto trimestre de 2024, observando que “a receita dos serviços de pagamento comercial era amplamente estável em comparação ao ano anterior”.

Isso se compara a um crescimento de 39% no segmento no quarto trimestre de 2019, quando a Tencent atribuiu o aumento a “contribuições mais altas da receita de pagamento comercial”.

No entanto, algumas empresas encontraram áreas de nicho onde os consumidores chineses estão gastando.

No final de fevereiro, a Laopu Gold, com sede em Pequim, fabricante e vendedor de jóias de ouro chinesa, previu que seu lucro líquido aumentou no ano passado pelo menos 236% em 2024, atingindo 1,4 bilhão de yuans. A empresa divulgará os resultados completos de 2024 na terça -feira.

A empresa de brinquedos Pop Mart também teve um avanço, relatando na quarta -feira que a receita na China continental mais que dobrou no ano passado, atingindo 2,64 bilhões de yuans.

A NIU Technologies relatou que as vendas de e-scooters na China dispararam mais de 80% no quarto trimestre de 2024, totalizando 646,2 milhões de yuans. As vendas do segmento ao longo do ano cresceram 27,5%. A empresa atribuiu crescimento ao foco nos modelos premium e na expansão das lojas.

Por outro lado, a NIU afirmou que a recuperação relativamente lenta do crescimento econômico da China em 2023 resultou em uma queda nas vendas naquele ano.

Sinais de melhoria econômica

Os dados econômicos oficiais da China para o início deste ano mostraram uma melhoria modesta no crescimento.

O crescimento das vendas no varejo de 4% em janeiro e fevereiro foi o maior aumento nos últimos 12 meses em termos sazonalmente, disse Chen. À medida que esse aumento ocorreu em uma base de alto crescimento de 5,5% nos dois primeiros meses de 2024, ele espera que o crescimento das vendas no varejo deste ano seja superior a 4%.

As vendas de varejo aumentaram modestas 3,5% em 2024. Entre 2015 e 2019, as vendas no varejo cresceram em média 9,7% ao ano.

Chen disse que espera que as políticas governamentais apoiem o consumo discricionário ou os gastos com serviços, pois o potencial de recuperação é maior nesses setores do que nos itens de necessidade diária.

Concorrência feroz

A China, o segundo maior mercado de consumidores do mundo, permanece extremamente competitivo, especialmente com a demanda de consumidores mais fracos. As empresas de carros elétricos têm preços reduzidos, enquanto os varejistas têm lutado para competir com pesados ​​descontos on -line.

A Mini Casa de Varejo de Acessórios para Casa informou que sua receita na China continental cresceu 10,9% no ano passado, atingindo 1,28 bilhão de yuans, embora o crescimento tenha moderado um pouco no quarto trimestre de dezembro, sendo 6,5%. A empresa não planeja acelerar a abertura de novas lojas e disse que as vendas on -line na China estão cada vez mais aumentando o crescimento.

Grandes cadeias de bebidas na China, chá com leite de café, também registraram vendas nas mesmas lojas inferiores na segunda metade de 2024.

A desaceleração geral da indústria e da concorrência com produtos de baixo preço contribuiu para uma queda de 0,7% nas vendas das mesmas lojas nos primeiros nove meses de 2024, de acordo com a perspectiva da oferta pública inicial (IPO) da rede de chá de bolhas de Guining, lançada em 4 de fevereiro.

No quarto trimestre de 2024, as médias mensais de vendas por loja de bolhas de bolhas na China caíram 20,6% em relação ao ano anterior, após um crescimento modesto no trimestre anterior, de acordo com os cálculos de CNBC Com base nos dados divulgados nesta semana em um cliente em potencial para um IPO nos EUA. As vendas externas dispararam 29,2% ano a ano no quarto trimestre.

A cadeia de bolhas da mistura disse que as vendas médias por loja caíram para 1,08 milhão de yuans nos primeiros três meses de 2024, em comparação com 1,13 milhão de yuans no ano anterior, de acordo com os números mais recentes disponíveis.

Até a nova cadeia de café chinesa Luckin viu uma queda de 3,4% nas vendas das mesmas lojas que suas próprias lojas no trimestre encerrado em 31 de dezembro em comparação com o ano anterior. A Starbucks registrou uma queda de 6% nas vendas comparáveis ​​no mesmo período.

Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:

Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais

Sinal aberto da TV: canal parabólico 562

Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube

Canais rápidos: Samsung TV Plus, Plutão TV, Soul TV, Zapping | Novos streamings

Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.

Logotipo do Google News



Fonte

You may also like

house keeping by domestic helper | 健樂護理有限公司 kl home care ltd. Built in monetization – earn automatically through the integrated ad network. Get free genuine backlinks from 3m+ great website articles.