O Azul Linhas Aéreas apresentado neste Quinta-feira (23) um plano de negócios atualizado no âmbito da sua recuperação judicial nos Estados Unidosconhecido como Capítulo 11. Os detalhes do documento estratégias de crescimento, redução de custos e ajustes financeirose mostra que a empresa espera sair do processo com alavancagem líquida de 2,5xisto é, com um nível de endividamento considerado baixo para o setor aéreo.
Pelo plano, a Azul deverá reduzir dívidas globais, diminuir pagamentos de arrendamento de aeronaves e simplificar a estrutura de custos. A empresa afirma que o processo foi importante para renegociar contratos e melhorar a previsibilidade financeira.
“Durante esse processo, conseguimos fechar acordos com nossos principais stakeholders, reduzindo significativamente nosso endividamento e alavancagem, aumentando nossa geração de fluxo de caixa livre e estabelecendo relacionamentos estratégicos de longo prazo”, afirmou o CEO John Rodgerson. “O plano que apresentamos hoje mostra esses resultados positivos e prepara a Azul para o futuro.”
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Por que Azul entrou no Capítulo 11
A Azul entrou com pedido de Capítulo 11 em maio de 2025após um período de forte pressão sobre o caixa – causada principalmente por altos custos de leasing em dólares, juros altos e queda na procura interna no início do ano. O Capítulo 11 é um instrumento da lei americana que permite reestruturação de dívidas com proteção judicialutilizado por diversas empresas internacionais que possuem credores no exterior. Operação da Azul não foi interrompido em nenhum momento: Voos, funcionários e programas de fidelidade continuaram funcionando normalmente durante o processo.
O plano de reestruturação foi apresentado ao Tribunal de Nova Iorque em 16 de setembrocom O prazo para objeções é 1º de dezembro e audiência de confirmação marcada para 11 de dezembro. Caso o cronograma seja cumprido, a empresa deverá concluir o processo entre o final de 2025 e o início de 2026dentro da meta inicialmente estabelecida.
Dívida e novas contribuições
O plano original prevê a eliminação de cerca de US$ 2 bilhões em dívidas e a entrada de novos recursos de investidores estratégicosentre eles Companhias Aéreas Unidas e Companhias Aéreas Americanasque pode contribuir entre US$ 200 milhões e US$ 300 milhões para reforçar a liquidez. A empresa também estruturou um oferta de direitos acionários de até US$ 950 milhõesdos quais US$ 650 milhões São garantidos por credores que assumiram um compromisso de backstop — ou seja, garantem a capitalização mesmo sem procura de mercado.
Quem assessora o processo
A Azul é assessorada por escritórios de advocacia e consultorias financeiras internacionais:
- Davis Polk & Wardwell LLP, Branco e Estojo LLP e Pinheiro Neto Advogados (jurídico);
- Consultoria FTI (financiar);
- Títulos Guggenheim (banco de investimento);
- SkyWorks (consultoria de frota);
- Meios de comunicação de massa (comunicação estratégica).
Você credores participantes contar com Cleary Gottlieb Steen & Hamilton LLP, Mattos Filho e Parceiros PJT.
Companhias Aéreas Unidas, Companhias Aéreas Americanas e AeroCap Eles também são representados por seus próprios assessores jurídicos e financeiros.
O que acontece agora
Com o plano de negócios atualizado, a Azul caminha para fase final da revisão judicial. Se a Justiça americana aprovar o documento na audiência de dezembro, a empresa poderá feche o Capítulo 11 na hora certa e retomar sua estrutura de capital normal no início de 2026. Documentos oficiais estão disponíveis no portal www.azulmaisforte.com.br e na plataforma do tribunal, cases.stretto.com/Azul.
Entenda o que é o Capítulo 11
O Capítulo 11 (Capítulo 11) é um Lei de recuperação judicial dos Estados Unidos que permite às empresas reestruturar suas dívidas, mantendo as operações. O processo é supervisionado por um juiz, e todas as decisões – como cortes de dívidas, novas contribuições e renegociações com credores – exigem aprovação do tribunal e do credor. No caso da Azul, o procedimento foi escolhido porque grande parte da dívida está em dólares e sob jurisdição americana.
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