A infra-estrutura no Norte do país é considerada regular, má ou péssima por 74% dos industriais. Este é o resultado do estudo “Visão Geral da Infraestrutura – Região Norte“, divulgado esta quarta-feira, por Confederação Nacional da Indústria (CNI).
A pesquisa mostra gargalos e apresenta propostas do setor para melhorias logísticas nas áreas de transporte, energia e saneamentoalém de detalhar obras consideradas prioritárias para os sete estados da região, incluindo o Paraque sediará o 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), em novembro.
“Deficiências nas rodovias, baixa integração energética, obstáculos ao transporte aquaviário e limitações no acesso a serviços essenciais impactar negativamente a qualidade de vida da população e aumentar os custos logísticosdesestimular investimentos”, destaca o presidente da CNI, Ricardo Albano. “O reforço das infra-estruturas da Região Norte, no que diz respeito aos enquadramentos legais e ambientais, é condição essencial para atrair investimentos e o crescimento do setor industrial“, defende.
Embora a região ocupe posição estratégica no contexto do desenvolvimento sustentável brasileirodevido à sua vasta extensão territorial, elevada diversidade biológica e abundância de recursos naturais, o Norte enfrenta obstáculos logísticos e estruturais que comprometem a articulação entre seus centros produtivos, destaca a CNI.
“A rede rodoviária apresenta seções precárias ou incompletasa infra-estrutura ferroviária é praticamente inexistente em grandes áreas, e as hidrovias, embora promissoras, falta de investimento em dragagem, sinalização e interligações modais”, aponta o estudo.
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Trabalhos prioritários
O CNI destaca que em setembro foi dado um passo importante para o desenvolvimento da região, com o processo de conexão de Roraima para Sistema Interligado Nacional (SIM). Além disso, a entidade lista outras obras que considera prioridades para desbloquear infra-estruturas no Norte.
Entre eles, o ampliando a navegabilidade do Hidrovia Araguaia-Tocantinsatravés do colapso do Pedral do Lourenço; exploração de petróleo e gás em Margem Equatorial — nas bacias de Foz do Amazonas e o Pará-Maranhão; a conclusão da ponte sobre o Rio Xinguem Transamazônica; o pavimentação do trecho central do BR-319entre Porto Velho e Manaus; e o implementação de Ferrogrão (EF-170).
O estudo também mostra que outro desafio crítico está na saneamento básico. Apenas 61% da população do Norte é servida por rede de abastecimento de águaque representa o índice mais baixo entre todas as regiões do país. Os dados são ainda mais críticos quando se observa o cobertura de esgoto sanitário: apenas 23% da população total da região Possui acesso à rede coletora de esgoto.
“Diante deste cenário, é urgente que as políticas públicas e os investimentos priorizem não apenas os corredores logísticos e os projetos de exploração e integração energética, mas também a expansão dos serviços de saneamento básico. Superar esses obstáculos é condição fundamental garantir um ambiente de negócios mais favorável, capaz de impulsionar o desenvolvimento sustentável e inclusivo da Região Norte”, afirma o diretor da Relações Institucionais do CNI, Roberto Muniz.
O estudo identifica como principais gargalos de transporte na Região Norte infraestrutura rodoviária; acesso aos portos e infraestrutura desses terminais; e pouca rede ferroviária.
O CNI também menciona que auditoria mais recente realizado por Tribunal de Contas da União (TCU) sobre empreitadas de obras públicas financiadas com recursos federais, analisa 3.790 contratos nós Estados que compõem o Região Norteentre os quais foram identificados 2.207 obras paralisadas (58%). Dos vários sectores de infra-estruturas, o saneamento básico e transporte estão entre aqueles que têm elevado número de greves registadas na região.
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