O número de indústrias usando inteligência artificial (IA) no Brasil mais que dobrou em dois anosregistrando um aumento de 163%. De acordo com Pesquisa de inovação semestral (Pintec), lançado na quarta -feira (24) por Ibge, o valor continuou 1.619 em 2022 a 4.261 em 2024. Na primeira metade do ano passado, 41,9% Empresas industriais pesquisadas já usavam tecnologia, contra 16,9% em 2022.
Mapas de pesquisa perfil e impacto da tecnologia
A pesquisa ibge foi realizada com uma amostra de 1.731 Empresas industriais, em um universo de 10.167 empresas com 100 ou mais funcionários. O estudo foi financiado por Agência Brasileira para Desenvolvimento Industrial (Abdi) e suporte técnico de Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
De acordo com o gerente de pesquisa temática do IBGE, Flávio José Marques PeixotoA expansão está ligada à popularização dos sistemas gerais de IA, como o ChatGPT, lançado em 2022. Ele também citou aplicativos como mineração de dadosAssim, Reconhecimento de voz e imagemAssim, Aprendizado de máquinaAssim, Automação de processo e manutenção preditiva.
Umplash.
Grandes empresas lideram o uso de IA
O uso de Inteligência Artificial (AI) Cresce de acordo com o tamanho da empresa. Entre indústrias com mais de 500 funcionáriosAssim, 57,5% Use ai, contra 42,5% na faixa de 250 a 499 trabalhadores e 36,1% entre 100 a 249 funcionários.
As áreas administrativo Concentre o maior uso (87,9%), seguido pelo marketing (75,2%). Por segmento, equipamentos de informática, eletrônicos e líderes ópticos (72,3%), seguido de máquinas e materiais elétricos (59,3%) e produtos químicos (58%). Já couro (20,7%), fumaça (22,9%) e manutenção e reparo (19,2%) são os que usam o mínimo.
A pesquisa mostra que 89% As empresas industriais já adotam pelo menos uma tecnologia digital avançada. Além da IA, eles se destacam Computação em nuvem (77,2%), Internet das Coisas (50,3%), robótica (30,5%), Análise de big data (27,8%) e fabricação aditiva, como impressoras 3D (20,3%).
Os setores mais digitalizados são outros equipamentos de transporte (98,3%), máquinas e materiais elétricos (97%) e impressão e gravações (96%). Já celulose e papel (73,5%) aparecem entre os menos digitalizados.
Benefícios relatados por empresas
A pesquisa aponta que nove em cada dez As empresas registraram ganhos de eficiência com novas tecnologias. Outros resultados foram maiores Flexibilidade em processos (89,5%), melhor relacionamento com clientes e fornecedores (85,6%) e maior capacidade de desenvolver novos produtos (74,7%). A entrada em novos mercados foi mencionada por 43,8%.
Para 88,6% Das empresas, a decisão de adotar tecnologias digitais foi estratégica e autônoma. Outros citaram influência de fornecedores ou clientes (62,6%), competição (51,9%) e programas de suporte (28%). Apenas 9,1% efetivamente se beneficiou dos incentivos.
De acordo com o analista Flávio PeixotoEm muitos casos, a digitalização é um requisito para manter a competitividade. Ele citou o setor automotivoonde as solicitações dos clientes refletem em toda a cadeia de suprimentos de maneira integrada.
Barreiras de custo e mão -de -obra
Você Altos custos tecnológicos foram apontados como um obstáculo por 78,6% indústrias que já usam tecnologias digitais e por 74,3% daqueles que ainda não adotaram. A falta de trabalhadores qualificados também aparece como um obstáculo, relatado por 54,2% e 60,6%respectivamente.
A pesquisa identificou uma redução em teletrabalho entre indústrias. Em 2022, 47,8% Eles tinham o regime; Em 2024, a porcentagem caiu para 43% (4.357 empresas). O modelo é mais comum em grandes empresas: 65,3% daqueles que têm mais de 500 funcionários usam.
As áreas administrativas (94,6%) e marketing (85%) concentrar a maior adesão, como setores de produção (35,5%) e logística (51,7%) registre as taxas mais baixas.
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