Contas externas brasileiras fechadas em agosto com déficit de US $ 4,7 bilhõesDe acordo com dados do banco central (BC). Apesar do equilíbrio negativo, o número representa melhora contra o déficit de US $ 7,2 bilhões registrado no mesmo mês de 2024.
Nos acumulados de 12 meses até agosto, o intervalo chegou a US $ 76,2 bilhõesequivalente a 3,51% de Produto Interno Bruto (PIB). Em julho, eu estava em US $ 78,7 bilhões (3,66% do PIB). Um ano antes, em agosto de 2024, o déficit foi US $ 43,6 bilhões (1,95% do PIB).
No ano, o equilíbrio negativo adiciona US $ 46,8 bilhõeso maior durante o período de oito meses desde 2015, quando US $ 51,6 bilhões.
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Quais são as contas externas
As contas externas medem a relação financeira entre o Brasil e o resto do mundo. O cálculo considera quatro frentes principais:
- Balança comercial: diferença entre exportações e importações;
- Escala de serviço: Despesas com transporte, viagem, seguro, telecomunicações e propriedade intelectual;
- Renda primária: pagamentos de salários, juros, lucros e dividendos;
- Renda secundária: transferências pessoais.
Quando o resultado é negativo, significa que o país envia mais recursos para o exterior do que recebeque pode gerar pressão na caixa de engrenagens e aumentar a necessidade de endividamento externo.
O balanço comercial cresce mesmo com tarifa
O balanço comercial foi o principal destaque positivo em agosto, com excedente de US $ 5,5 bilhões. O número reflete um aumento em 3,8% nas exportações, que adicionaram US $ 30 bilhõese caindo 2,6% nas importações, que recuaram US $ 24,5 bilhões. Em agosto de 2024, o equilíbrio foi US $ 3,7 bilhões.
O mês também marcou o início da tarifa imposta pelos Estados Unidos, que aplicava taxas de até 50% A parte dos produtos brasileiros. De acordo com o chefe do Departamento de Estatística do BC, Fernando RochaA descarga de exportações mesmo nesse cenário está ligada à busca de novos mercados, como China e Argentina.

Imagem criada por IA.
Serviços e renda primária pesam no déficit
Na escala de serviço, o déficit era US $ 4,2 bilhões Em agosto, 20,3% menos do que o mesmo mês de 2024.
A conta de renda primária registrou saldo negativo de US $ 6,3 bilhõesalto 6,4% Na comparação anual. Por outro lado, a renda secundária foi positiva em US $ 397 milhões.
Déficit mais alto no ano
De janeiro a agosto, o déficit de transações atual passou de US $ 36,7 bilhões em 2024 para US $ 46,8 bilhões em 2025. Rocha explicou que a deterioração se deve quase inteiramente à queda do excedente comercial, que caiu de US $ 48 bilhões para US $ 37,5 bilhões no período.
Segundo ele, o comportamento está relacionado à estabilidade das exportações, que apenas avançaram 0,3%enfrentando um crescimento de 6,1% em importações.
O investimento estrangeiro ainda está estável
Brasil recebeu US $ 8 bilhões Em investimentos diretos no país (IDP) em agosto, valor próximo ao mesmo mês de 2024. Nos 12 meses acumulados, o valor atinge US $ 69 bilhõeso equivalente a 3,18% Do PIB.
Reservas internacionais no alto
Reservas internacionais adicionadas US $ 350,8 bilhões Em agosto, aumento de US $ 5,7 bilhões comparado a julho. Este é o nível mais alto desde novembro de 2024, quando eles chegaram a US $ 363 bilhões.
De acordo com o BC, as reservas atuam como um “colchão de segurança” para proteger o país de choques externos, como produção repentina de capital ou queda de bilhete em dólares.
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings