O iPhone 17 Ele chegou às prateleiras das lojas em todo o mundo nesta sexta -feira (19), formando linhas que foram de Pequim para Londres.
Mas, além do entusiasmo pelo lançamento, a Apple enfrenta pressão para provar a si mesma, lidando com perguntas sobre seus planos de inteligência artificial e o avanço da competição.
Os produtos apresentados pela primeira vez são o iPhone 17 Pro, o iPhone 17 Pro Max e o iPhone Air, bem como os novos modelos Apple Watch e AirPods.
Embora os dispositivos estejam disponíveis para a pré-venda nos Estados Unidos desde 12 de setembro, o lançamento global tem um peso especial, pois a Apple procura enfrentar uma crescente concorrência nos mercados internacionais.
Competição na China
Um desses mercados é a China, onde os clientes esperavam horas – e até à noite – para obter o novo iPhone.
O primeiro da fila na loja principal da Apple em Sanlitun, Pequim, nesta manhã, foi Liu – que se recusou a divulgar o nome completo. Ele disse à CNBC que estava na fila desde 23:00 na quinta -feira (horário local) para garantir seu iPhone 17 Pro Max. Liu disse que estava empolgado com a nova cor e o design externo do dispositivo, que, de acordo com a Apple, melhora a dissipação de calor.
Ele também apontou para ter migrado de Huawei para a Apple nos últimos anos, alegando preferir o iPhone para uso diário e entretenimento.
Outro cliente, identificado apenas pelo sobrenome Yang-um ex-usuário do Xiaomi que estava esperando pelo novo iPhone por causa do sistema operacional.
Liu e Yang acreditam que muitos chineses comprarão seu primeiro iPhone este ano, atraídos por notícias como a maior capacidade de armazenamento interno.
Se essa tendência for confirmada, serão uma boa notícia para a Apple, que perdeu espaço na China para fabricantes como Huawei e Xiaomi.
Após anos de liderança, a empresa hoje possui apenas 10% do mercado chinês de smartphones, por trás de concorrentes locais como OPPO, Huawei, Xiaomi e outros, de acordo com dados da OMDIA.
Até o momento, os sinais são positivos para a série iPhone 17 na China. Na sexta-feira passada, o JD.com-One das maiores plataformas de comércio eletrônico do país é dito que, em apenas um minuto, a pré-venda da linha do iPhone 17 superou o volume de pedidos no primeiro dia da série iPhone 16 no ano passado.
Às 10h nesta sexta -feira, o JD.com também informou que as vendas do iPhone 7 Exchange eram quatro vezes mais que no mesmo período que 2024.
Outros mercados
Em Cingapura, um mercado pequeno, mas alto, o lançamento também gerou entusiasmo, com longas filas na frente das lojas da Apple.
Iman Isa e Daniel Muhamed Nuv, dois jovens profissionais, esperaram horas na unidade de Marina Bay para comprar seu iPhone 17 Pro, os primeiros novos dispositivos em anos. Eles destacaram o novo design, a maior duração da bateria e a câmera melhorou como razões para permanecer fiéis ao ecossistema da Apple.
De acordo com Le Xuan Chiew, gerente de pesquisa da OMDIA, os tempos de pré-venda e feedback do consumidor indicam que a demanda global inicial da série iPhone 17 é principalmente positiva.
O modelo básico, em particular, excedeu as expectativas, pois o preço de lançamento permaneceu o mesmo que o antecessor, apesar dos avanços na memória, disse Chiew.
Em Cingapura, muitos clientes também procuraram o novo AirPods Pro 3, atraído pelo recurso de tradução real, nomeado como um grande diferencial.
Em Londres, as filas eram maiores do que as observadas no lançamento do iPhone 16, e o interesse se concentrou nos modelos Premium Pro e Pro Max.
“Nos últimos cinco anos, tenho mudado constantemente de telefones celulares, porque todos os anos a Apple traz algo novo”, disse Jasmine, cliente. “Adoro ter essa experiência na Apple todos os anos.”
Michael, que se apresentou como criador de conteúdo, disse que escolheu o novo iPhone através da bateria e da câmera.
“Eu pensei em conseguir o [iPhone] Ar, mas não sei se a bateria vai se manter. E aquela câmera única? Não sei, isso me incomoda um pouco atrás ”, disse ele sobre a versão mais fina do iPhone 17.
Inteligência artificial
Um lançamento bem -sucedido do iPhone 17 pode ajudar a acalmar os investidores da Apple após a recepção calorosa das notícias em inteligência artificial apresentada no final do ano passado.
Em uma entrevista ao programa Squawk Box EuropeNa CNBC, na semana passada, Ben Wood, analista -chefe do CCS Insight, elogiou os novos produtos, mas enfatizou que a empresa agora precisa fornecer resultados de IA.
“Não há dúvida de que a Apple precisa entregar IA”, disse ele, observando que a empresa “falhou” no ano passado fazendo grandes promessas que não cumpriram.
“A Apple precisa correr depois [em IA]Mas, por enquanto, acredito que ainda tem espaço para lidar com isso no período de transição ”, concluiu.
–
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.