O secretário-geral Antonio Guterres está propondo um corte de 15% no orçamento regular das Nações Unidas (ONU) a 2026. A medida vem em resposta à falta crônica de dinheiro, agravada pelas políticas do presidente dos EUA, Donald Trump.
Um alto funcionário das Nações Unidas informou que o novo valor do orçamento é de US $ 3,238 bilhões (cerca de R $ 17,14 bilhões), o que deve resultar na eliminação de 2.681 empregos.
Inicialmente, Guterres sugeriu manter o orçamento de 2026 no mesmo nível de 2025 – cerca de US $ 3,7 bilhões (aproximadamente R $ 19,59 bilhões). No entanto, ele decidiu reduzir esse valor como parte da iniciativa da UN80, que busca tornar a organização mais ágil e eficiente.
Cortes de cortes e impacto na equipe
Em cartas enviadas aos Estados e funcionários membros da ONU, divulgados na terça -feira (16), o chefe das Nações Unidas anunciou “reduções de mais de 15% no orçamento regular”, que é de cerca de US $ 500 milhões (aproximadamente R $ 2,65 bilhões). Também haverá um corte de 19% no número de funcionários cobertos por esse orçamento.
Segundo Guterres, o impacto dos cortes será distribuído entre os três pilares da ONU: paz e segurança, direitos humanos e desenvolvimento sustentável. No entanto, os programas destinados aos países menos desenvolvidos não serão afetados.
Leia também: Na véspera da Super quarta -feira, o IBovespa B3 excede o recorde; Dollar cai novamente, atinge US $ 5,29, cotação mais baixa desde maio no ano passado
EXCLUSIVO: Fred Trajano, CEO da Magalu, defende o corte de juros e a aposta no IA no varejo
“Para alguns colegas, essas mudanças podem significar mudanças de cidade para eles e suas famílias. Para alguns, eles representarão mudanças nas funções ou em linhas de relatórios. E para outros a partida do serviço”, escreveu Guterres.
Entre as mudanças planejadas está a transferência de pelo menos 200 pessoas de Genebra e Nova York para cidades mais baratas, como Nairobi, disse o alto funcionário da ONU.
Aprovação orçamentária e desafios financeiros
O orçamento proposto será submetido a uma votação na Assembléia Geral antes do final do ano.
A ONU vive com problemas financeiros há anos porque alguns países membros não pagaram suas contribuições obrigatórias na íntegra, enquanto outros atrasam os pagamentos.
Tradicionalmente, os Estados Unidos cobrem 22% do orçamento regular da ONU, que financia as atividades essenciais da organização e é separado do orçamento da paz.
De acordo com as Nações Unidas, até o final de janeiro, Washington tinha US $ 1,5 bilhão em contribuições e não fez pagamento desde o retorno de Trump à Casa Branca.
O futuro do financiamento da ONU é incerto. O país já deixou várias agências da organização e, em julho, o Congresso dos EUA votou em cancelar recursos que já haviam sido aprovados antes.
–
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings