Apesar da rápida adoção, poucos estudos detalhados como o ChatGPT da Openai foram usados na vida cotidiana – até agora. Na terça -feira (16), os pesquisadores, incluindo membros da empresa, divulgaram um estudo sem precedentes que analisa que usa o Chatbot e com que propósitos, com base em mensagens enviadas por usuários de planos de consumidores.
Entre as principais conclusões do Bureau Nacional de Pesquisa Econômica Documento de Trabalho Este é o aumento do volume de mensagens relacionadas ao trabalho, que saltaram de 53% em junho de 2024 para 73% em junho de 2025.
Leia também:
O OpenAI anuncia melhorias no chatgpt para evitar riscos de suicídio após o processo
Investimentos bilionários do OpenAl Boost Oracle e o setor de tecnologia
Em uma publicação no LinkedIn, o economista -chefe do Openai, Aaron Chatterji, disse que essa mudança indica que o ChatGPT está se tornando parte de muitos aspectos da vida das pessoas.
“Ainda estamos aprendendo como as pessoas usam a IA em ambientes reais, mas essa tendência nos dá uma idéia de onde está o valor e como está mudando”, acrescentou.
O estudo, que ainda não foi submetido a revisão por pares, foi preparado pela equipe de Pesquisa econômica do OpenAI em conjunto com o economista de Harvard, David Deming. Segundo os autores, a análise usou uma amostra “em larga escala e com preservação de privacidade” de 1,5 milhão de conversas.
Principais revelações
Quais são os usos mais comuns?
Embora o ChatGPT possa ser usado teoricamente para tarefas de trabalho complexas, como a programação, o estudo concluiu que o uso predominante dos consumidores está relacionado à “resolução de tarefas diárias”, de acordo com a publicação do OpenAI em seu blog.
Três quartos das conversas monitoradas pelos pesquisadores se encaixam em três categorias principais: “Orientação prática, busca informações e redação”.
A orientação prática foi identificada como o uso mais recorrente, abrangendo aulas e solicitações de ensino, dicas de “como fazer” e suporte criativo.
O estudo também mostrou que os usos variam de acordo com o contexto: no local de trabalho, a escrita era a atividade mais comum, representando 40% das mensagens relacionadas ao trabalho em junho.
Além disso, em cerca de dois terços dessas mensagens de escrita, os usuários não pediram textos do zero, mas que o ChatGPT edita, criticou ou traduziu o conteúdo existente.
Os pesquisadores também analisaram os padrões de uso nas categorias “pergunte, faça e expressem”.
Em julho, aproximadamente metade das mensagens se encaixa em “pedir”, sugerindo que os usuários valorizem o ChatGPT principalmente como conselheiro, não apenas como um artista de tarefas.
Por outro lado, 56% das mensagens relacionadas ao trabalho foram classificadas como “fazendo”, indicando o uso do chatbot para executar tarefas específicas, como a escrita.
“O ato de escrever é comum a praticamente todas as profissões do escritório, e boas habilidades de comunicação escrita estão entre as principais habilidades comportamentais exigidas pelos empregadores”, afirmou o estudo.
Desde o lançamento do ChatGPT para os consumidores em novembro de 2022, o impacto da IA no mercado de trabalho tem sido um dos tópicos mais discutidos, com o aumento dos medos de reposição dos trabalhadores.
Os pesquisadores, no entanto, afirmam que os resultados sugerem que, no caso do consumidor ChatGPT, a ferramenta foi usada principalmente para melhorar o julgamento e a produtividade dos profissionais, não para substituir todas as suas funções – especialmente em posições intensivas em conhecimento.
Quem está usando?
O estudo apontou que, em julho, a base do usuário do ChatGPT atingiu 10% da população mundial de adultos.
O perfil demográfico dos usuários também mudou, com a ferramenta se tornando gradualmente mais universal entre gêneros e fronteiras nacionais.
Em janeiro de 2024, por exemplo, 37% dos usuários tinham nomes femininos (entre aqueles com nomes de gênero identificáveis). Já em meados de 2025, a diferença de gênero diminuiu significativamente, refletindo melhor a distribuição demográfica da população adulta.
O ChatGPT também se expandiu globalmente, com um rápido crescimento em países de baixa e média renda.
Em maio de 2025, a taxa de adoção nos países de menor renda foi mais de quatro vezes maior do que a observada nos países de renda mais alta.
Além de oferecer diferentes planos pagos aos consumidores, o ChatGPT possui uma versão comercial para empresas, acesso à API e um agente de engenharia de software chamado Codex.
Embora tenha registrado um crescimento explosivo nos últimos anos, o ChatGPT enfrenta o aumento da concorrência de rivais como Xai de Elon Musk e Google Gemini.
Nesta semana, Gemini conquistou o primeiro lugar entre os aplicativos gratuitos da Apple da Apple App Store, superando o ChatGPT após o modelo de edição de imagem “Nano Banana”.
–
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.