O Maçã enfrenta dificuldades em expandir sua presença no mercado de smartphones latino -americanos, permanecendo fora de Top 5 Regional e ocupando apenas o Quinta posição no BrasilDe acordo com dados de Canalys, empresa global de análise de mercado. Embora a marca preserve a força no segmento premium, rivais como Samsung, Xiaomi, Motorola e Honra Eles consolidaram maior participação com produtos de entrada e intermediários.
Brasil: mercado de queda de 3%
Nó BrasilMaior mercado da região, o setor registrado 14 milhões de unidades vendidas no segundo trimestre de 2025caindo 3% em relação ao mesmo período de 2024.
O Samsung liderado com 5,5 milhões de dispositivos enviadosequivalente a 39% do mercadoseguido pela Motorolacom 3,1 milhões de unidades (22%) e por Xiaomique cresceu 10% e alcançou 2,2 milhões de unidades (16%). O Lenovo Foi o quarto, com 0,9 milhão (6%), e o Maçã veio na quinta posição, com 0,8 milhão de unidades vendidasTambém participação de 6%Mas com retração de 3%.
Posição | Fabricante | Unidades vendidas (milhões) | Quota de mercado | Variação anual |
---|---|---|---|---|
1 | Samsung | 5.5 | 39% | +5% |
2º | Motorola | 3.1 | 22% | -8% |
3º | Xiaomi | 2.2 | 16% | +10% |
4º | Lenovo | 0,9 | 6% | +4% |
5º | Maçã | 0,8 | 6% | -3% |
Outros | – | 1.5 | 11% | – |
Total | – | 14.0 | 100% | -3% |
Fonte: Canalys, Q2 2025.
América Latina: Crescimento puxado por mercados menores
Na cena regional, o América latina cresceu 2%alcançando 34,3 milhões de unidades vendido no segundo trimestre. O avanço foi conduzido por Argentina, Colômbia e América Centralque tinham dois altos dígitos, compensando a retração nos dois maiores mercados – Brasil (-3%) e México (-10%).
O Samsung permaneceu líder com 11 milhões de unidades enviadasum crescimento de 8% e fatia de 32%. O Xiaomi registro registrado de 6,7 milhões de unidades (20% de participaçãotambém com alto 8%). O MotorolaTerceiro, recuou 10%com 5,1 milhões de dispositivos (15% do mercado). Já o Honra Ele avançou expressivamente: 2,9 milhões de unidadessalto de 70%alcançando 8% de participação. O Transionque havia consolidado em trimestres anteriores, caiu 23%para 2,4 milhões de unidades (7%).
Posição | Fabricante | Unidades vendidas (milhões) | Quota de mercado | Variação anual |
---|---|---|---|---|
1 | Samsung | 11.0 | 32% | +8% |
2º | Xiaomi | 6.7 | 20% | +8% |
3º | Motorola | 5.1 | 15% | -10% |
4º | Honra | 2.9 | 8% | +70% |
5º | Transion | 2.4 | 7% | -23% |
Outros | – | 6.2 | 18% | – |
Total | – | 34.3 | 100% | +2% |
Fonte: Canalys, Q2 2025.
Desafios para a Apple
A análise de Canalys mostra que o segmento de entrada Era o motor de crescimento da região. É precisamente neste espaço que a Apple não age, permanecendo restrito a modelos premium. Isso explica por que a empresa permanece limitada a altos nichos de compra, enquanto os rivais expandem a escala e a distribuição em toda a região.
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