Comércio entre Brasil e China garantido ao país, na última década, um US $ 276 bilhões excedentes – quantidade que representa 51% de todo o equilíbrio positivo brasileiro no período. Em 2024, a China respondeu para 28% das exportações e 24% das importações nacionaisconsolidado como o Principal Parceiro Econômico do Brasil.
A pesquisa faz parte do estudo Análise socioeconômica do comércio Brasil-Chinapreparado pela Conselho Empresarial Brasileiro (CEBC) – instituição sem fins lucrativos que promove o diálogo entre empresas de ambos os países – em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
Leia mais:
A China inicia as investigações anti -resgate contra os semicondutores dos EUA antes das negociações
A China alerta o México a “pensar duas vezes” antes de aumentar as taxas em carros chineses
A guerra tarifária faz com que os EUA percam bilhões em vendas de soja para os benefícios da China e do Brasil
Impacto no emprego
O relacionamento sino-brasileiro também transformou o mercado de trabalho. Em 2022, pela primeira vez desde o início da série histórica em 2008, a China se tornou o O maior gerador de empregos formais em atividades relacionadas a importaçõescom 5,567 milhões de empregosnúmero 145 mil acima da União Europeiaaté então líder.
No setor exportadoras atividades relacionadas às vendas à China empregavam mais do que 2 milhões de pessoas. Embora tenha registrado o maior aumento relativo (+62% entre 2008 e 2022), o volume absoluto ainda é menor que o de outros parceiros: Mercosur (3,8 milhões)Assim, União Europeia (3,6 milhões)Assim, América do Sul (3,5 milhões) e Estados Unidos (3,4 milhões).
De acordo com o analista da CEBC, Camila FriendIsso é explicado pelo perfil da agenda de exportação brasileira para a China:
“Os produtos agrícolas e minerais, embora estratégicos, são altamente mecanizados e geram menos empregos proporcionalmente do que os setores industriais mais diversos”.
Estabilidade macroeconômica
Segundo o estudo, a manutenção de um superávit consistente ao longo dos anos tem sido crucial para o Estabilidade macroeconômica do Brasil. O equilíbrio positivo com a China:
- Reservas internacionais elevadasAssim,
- vulnerabilidades externas reduzidasAssim,
- Volatilidade da moeda suavizadaAssim,
- e expectativas ancoradas em tempos de instabilidade global.
Perspectivas
No cenário em que o Estados Unidos impõem taxas de até 50% Sobre produtos brasileiros, o relacionamento com a China é reforçado como estratégico e estrutural.
“A China depende do Brasil como um fornecedor estável de alimentos, energia e minerais, enquanto o Brasil garante o acesso ao maior mercado de consumo do mundo”, diz Camila Amigo.
Para o futuro, os analistas recomendam diversificação das exportaçõesinvestimentos em sustentabilidade e maior inserção de novas empresas no comércio sino-brasileiro.
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings