A Raça Global para a Inteligência Artificial (AI) aqueceu para sempre. Para garantir a liderança em um mercado bilionário, gigantes de tecnologia, como Goal, a Microsoft e o Google estão oferecendo pacotes milionários para recrutar um número limitado de engenheiros e pesquisadores altamente especializados.
O CEO da meta, Mark Zuckerberg, lançou uma ofensiva agressiva para fortalecer o recém -criado Laboratórios de Superintelligência da AI. Entre os movimentos, a empresa investiu US $ 14 bilhões em IA em escala e até ofereceu bônus de contratação de até US $ 100 milhões aos principais profissionais do OpenAI, segundo relatos.
“Se eu gastar um bilhão de dólares para treinar um modelo, pagar US $ 10 milhões por um engenheiro é relativamente baixo”, disse Alexandru Voica, diretor de assuntos corporativos da Synthesia e ex -executivo da meta.
Salários nunca vistos
O fenômeno pressiona os salários em níveis não publicados. O Google atraiu o fundador da Windsurf, Varun Mohan, em um acordo de US $ 2,4 bilhões, enquanto a Microsoft contratou discretamente duas dúzias de funcionários do DeepMind.
Nos EUA, a remuneração média de um engenheiro de aprendizado de máquina já chega US $ 175 mil por anopode alcançar quase US $ 300 milde acordo com dados de de fato. Zuckerberg teria oferecido US $ 250 milhões a Matt Deitke, um prodígio de 24 anos que deixou seu doutorado em ciência da computação na Universidade de Washington.
“Há um prêmio absoluto para o melhor talento. É um mercado muito quente, com poucos pesquisadores em disputa”, disse Zuckerberg ao portal A informação.
Na Europa, os salários também demitiram: em Londres, os engenheiros seniores da IA recebem entre 140.000 libras e 300.000 libras anualmente, de acordo com a consultoria Robert Walters.
Custos bilionários
O valor pago aos profissionais está diretamente ligado ao custo do desenvolvimento de modelos. Estudo na Universidade de Stanford mostrou que o GPT-4 custou US $ 79 milhões a ser treinado em 2023. Gemini 1.0 Ultra, do Google, custa US $ 192 milhõesenquanto o LLAMA 3.1-405B da meta atingiu US $ 170 milhões em 2024.
Dario Amodei, CEO da Anthropic, disse ao Revista Time que o custo dos modelos de fronteira de treinamento alcançou US $ 1 bilhão em 2024.
Startups são deixadas para trás
O efeito colateral da guerra pelo talento é a exclusão de startups e setores tradicionais, que não podem competir nos salários.
“Indústrias como seguros, saúde e logística precisam de inovação, mas não podem acessar esse talento”, alertou Mark Miller, CEO da InsureVision.ai.
De acordo com a Voica, enquanto os profissionais podem optar pela segurança financeira de grandes técnicos, as startups ainda oferecem maior protagonismo e impacto individual no desenvolvimento de soluções.
Até que o custo dos modelos de treinamento caia, a tendência é manter os altos salários. “Enquanto os modelos de construção custam bilhões, as empresas gastam dezenas ou centenas de milhões para contratar engenheiros”, acrescentou Voica.
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.