O Serviço de acusação pública de São Paulo (MP-SP) denunciado nesta sexta -feira (29) sete pessoas acusado de envolvimento em um Esquema de corrupção no lançamento de ICMS-ST em Secretaria de Finanças do Estadoo que teria se mudado mais do que R $ 1 bilhão.
Foram denunciados:
- Artur Gomes da Silva NetoO auditor tributário apontou como a “cabeça” do esquema;
- Kimio Mizukami da SilvaA mãe de Arthur, acusada de agir como uma “laranja” de subornos;
- Marcelo de Almeida GouveiaSupervisor da estação de impostos regionais de Otasco;
- Fátima Regina Rizzardicontador;
- Maria Hermínia de Jesus Santa Claracontador;
- Celso Éder Gonzaga de Araújolobista suspeito de lavagem de dinheiro do esquema;
- Tatiane da conceciaEsposa de Celso.
O advogado Suzana Camargoque defende Celso e Tatiane, disseram que ainda não foram ouvidos pelo promotor e negam a participação. O relatório também solicitou uma declaração de defesa de Artur e busca contato com os outros mencionados.
Operação que se desenrola Ícarus
A queixa é uma ramificação de Operação Icaruso que levou à prisão do empresário Sidney Oliveiraproprietário de Ultrafarme o diretor estatutário de Loja rápidaAssim, Mário Otávio Gomes. Ambos encontram prisão domiciliar com uma torção eletrônica, mas não foram relatados Nesta fase.
O Serviço de Promotoria Pública atribui ao grupo os crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. De acordo com a investigação, os auditores ofereceram um tipo de “Conselho clandestino” Em troca de subornos divulgarem créditos tributários irregularmente. É para as empresas que procuraram o reembolso do ICMS.
Leia também:
SP libera R $ 1,5 bilhão em crédito ICMS para reduzir o impacto tarifário dos EUA
O inquérito detalha privilégios e documentos de denunciado no esquema bilionário do ICMS
As empresas se beneficiaram do esquema de corrupção no departamento de Tesouro de São Paulo tratamento privilegiado do começo ao fim do processoDe acordo com o inquérito de Serviço de Promotoria Pública (MP-SP). Recebido Diretrizes detalhadas sobre documentaçãoSuporte a solicitações de protocolo e depois tinha seus requisitos acelerado na fila e liberado com prioridade.
O auditor Artur Gomes da Silva Netoapontado como um “cérebro” do esquema, é preso e foi demitido do cargo, mediante solicitação na semana passada. O desligamento, no entanto, não suspende o processo administrativo disciplinar que ele responde na fazenda da fazenda.
O papel de cada acusado, de acordo com o MP
- Artur Gomes da Silva Neto: Seria o líder do esquema. Para receber subornos, usado um Companhia de fachada registrado em nome da mãe, Kimio Mizukami da Silva73 -Year -old Professor aposentado.
- Kimio Mizukami da Silva: Tinha uma evolução do patrimônio considerada incompatível. Declarado R $ 411 mil Quando eu vou em 2021; passou para R $ 46 milhões em 2022; e veio para R $ 2 bilhões Em 2024, graças à “renda” da empresa usada como laranja.
- Celso Éder Gonzaga de Araújo: apontado como lobistaTambém oferecia “consultoria” a empresas com dívidas federais. Foi preso em casa com R $ 1,2 milhão em dinheiroAlém de dólares, euros, criptomoedas e dois pacotes de esmeralda.
- Marcelo de Almeida Gouveia: Impostos acusados de ser Ally Direct of ArturIsso ajudou a resolver “pendente”. E-mails obtidos mostram que recebeu demandas por reembolso de filiais de Loja rápidaincluindo um pedido pronto para assinatura.
- Fátima Regina Rizzardi e Maria Hermania de Jesus Santa Clara: Contadores descritos como “Assistentes em serviços criminais”trabalhou na preparação de pedidos de reembolso.
Os procedimentos de restituição de ICMS envolver cálculos complexos e burocráticoso que teria facilitado a ação do grupo. O processo é processado em 1º Tribunal de Crime Tributário, Organização Penal e lavagem de dinheiro de São Paulo.
–
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings