O secretário de Estado, Marco Rubio, disse no domingo que um acordo temporário de cessar -fogo entre Ucrânia e Rússia “não está fora de questão”, embora os líderes dos EUA, a Ucrânia e a Rússia concordem que o melhor resultado seria um acordo de paz que terminaria a guerra permanentemente.
“Todos concordaram que a melhor maneira de encerrar esse conflito é através de um acordo de paz completo”, disse Rubio ao programa Conheça a imprensada NBC News. “Não há dúvida sobre isso. Quero dizer, quem seria contra se chegássemos até você amanhã e dissesse: ‘Temos um acordo de paz completo e está feito.’ Eu acho que esta é a melhor maneira de terminar a guerra.
“Agora, se um cessar -fogo for necessário no caminho, defendemos isso”, acrescentou Rubio. “Infelizmente, os russos até agora não concordaram.”
Os comentários de Rubio aparecem dias depois que o presidente Donald Trump retornou do Alasca, onde se encontrou por várias horas com o presidente russo Vladimir Putin e uma delegação de líderes russos.
O fato de que nem o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, nem representantes da Ucrânia estarem presentes nas discussões, não diminuiu a esperança das autoridades americanas de que eles poderiam pressionar Putin para aceitar um acordo de cessar -fogo ou paz.
Após a reunião do Alasca, Trump disse a repórteres: “Não há acordo até que haja um acordo”.
Dificuldades para negociar o cessar -fogo
Durante a entrevista, Rubio culpou Putin pela falta de avanço em relação ao cessar -fogo, em resposta a perguntas sobre os recentes ataques russos na Ucrânia: “Geralmente é muito difícil negociar no meio das hostilidades. Mas a única maneira de cessar é que os dois lados concordam em parar de atirar um no outro … e os russos simplesmente não concordaram”, disse ele.
Leia mais:
Macron no encontro com Trump: “Nosso objetivo é apresentar uma frente unida entre europeus e ucranianos”
Melania Trump publica carta a Putin pedindo um fim à guerra com ‘Cannaded’ para proteger as crianças
Zelensky se prepara para se encontrar em Washington
Zelensky viajará para a Casa Branca na segunda-feira (18) para se encontrar com Trump e outros líderes europeus, incluindo o presidente da Finlândia, Alexander Stubb, o chanceler alemão Friedrich Merz, o presidente da Comissão Europeia, von der Leyen, secretário-geral da OTA, Mark Rutte, e o primeiro-ministro do Reino Unido Keir Stmerer.
Em Bruxelas, durante uma conferência conjunta com von der Leyen, Zelensky destacou a importância de um cessar -fogo para que as negociações do acordo de paz continuem:
“Putin tem muitas demandas, mas não sabemos todas elas, e se elas são tantos quanto ouvimos, levará muito tempo para analisá -los, e é impossível fazê -lo sob a pressão das armas. Portanto, é necessário parar o incêndio e trabalhar rapidamente em um acordo final.
Sanções e pressões diplomáticas
Rubio também comentou a decisão do governo Trump de não impor novas sanções à Rússia, apesar da relutância de Putin em avançar para um acordo de paz:
“O que estamos tentando fazer agora é terminar a guerra. Se não podemos chegar a um acordo, haverá consequências, não apenas para a continuação da guerra, mas também para a extensão das sanções existentes e possivelmente novas sanções. Mas nosso objetivo neste momento é encerrar a guerra”, disse Rubio.
Ele acrescentou que novas sanções dificilmente forçariam a Rússia a aceitar um cessar -fogo, pois o país já está sob severa sanções. O secretário enfatizou que a imposição de sanções agora poderia comprometer a negociação de um acordo de paz duradouro:
“Essas opções (sanções) permanecem com o presidente. No momento em que ele toma essas medidas, todas as negociações param. No momento em que tomamos essas medidas, não haverá mais ninguém no mundo para tentar convencer os russos a sentar na mesa e chegar a um acordo de paz. Espero que esse momento não chegue, porque espero que possamos conseguir um acordo de paz.”
Embora Rubio tenha evitado detalhando as negociações entre a Ucrânia, a Rússia, os aliados dos EUA e da Europa, dois pontos surgiram publicamente nas últimas semanas: trocas territoriais e garantias de segurança para a Ucrânia.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings