O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, desembarcou em Washington na segunda -feira (18) acompanhado pelos líderes europeus para uma nova rodada de conversas com o presidente dos EUA, Donald Trump, em busca de uma solução para a guerra iniciada pela Rússia em fevereiro de 2022.
A visita ocorre dois dias depois que Trump desiste de pressionar Putin por um cessar -fogo imediato, depois de uma cúpula realizada no Alasca com o presidente russo. O republicano declarou que “os acordos de cessar -fogo geralmente não se sustentam” e argumentaram que o caminho seria negociar diretamente um acordo de paz definitivo.
Europa tenta influenciar
Zelensky estará ao lado do chanceler alemão Friedrich Merz, o presidente francês Emmanuel Macron, o presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, o secretário-geral da OTAN Mark Rutte e a ministra italiana Giorgia Meloni. Segundo o governo alemão, o objetivo da visita é enfatizar o interesse em um “acordo de paz rápida na Ucrânia”.
Von der Leyen declarou em uma publicação na rede social X que recebeu Zelensky em Bruxelas no domingo (17), com outros líderes europeus participando por vídeo, antes de ir para os Estados Unidos a pedido do ucraniano.
Leia mais:
Trump diz que a reunião com Putin foi “produtiva”, mas as negociações sobre a Ucrânia não avançam
Trump diz a Zelensky que Putin quer mais terras ucranianas; Especialista vê um acordo territorial de ceticismo
Com a tarifa dos EUA, o FIESP mantém alta projeção do PIB em 2,4%
Proposta controversa
De acordo com fontes diplomáticas ouvidas pela AFP, Trump apoiou uma proposta de Putin para formalizar o controle russo sobre Donetsk e Lugansk, regiões que formam os Donbas, em troca de congelar as linhas de frente em Kherson e Zaprizzhia. Zelensky rejeitou a sugestão, afirmando que a Ucrânia não aceitará para entregar o território.
Putin havia anunciado o anexo das quatro regiões em 2022, sem nunca ter controle total sobre elas. Para o chefe da diplomacia da União Europeia, Kaja Kallas, a posição russa mostra que Moscou não tem intenção de acabar com a guerra. “A dura realidade é que a Rússia não tem intenção de acabar com essa guerra tão cedo”, disse ele.
Visita à Casa Branca
A reunião de segunda -feira será a primeira entre Trump, Zelensky e os líderes europeus após a cúpula no Alasca. Em fevereiro, a última visita do Presidente Ucraniano ao Oval Hall terminou em um bate -papo quando Trump e o vice -presidente JD Vance cobraram maior gratidão pela ajuda dos Estados Unidos.
Agora Trump disse que depende de Zelensky para conseguir um acordo. “Agora, que tem que resolver isso, é o presidente Zelensky”, disse ele em entrevista à Fox News.
Enquanto isso, o conflito continua em campo. No domingo (17), Kiev e Moscou trocaram ataques de drones em diferentes regiões. Em um comunicado, Putin alertou os países da Ucrânia e da Europa a não realizar “articulações nos bastidores” que poderiam atrapalhar o que ele chamou de “progresso que começa a emergir”.
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings