Apesar da previsão do crescimento das vendas para o Dia dos Pais, a maioria dos pequenos e médios brasileiros (PMEs) não esperam quitação nas receitas durante a data, considerada a quarta mais importante do varejo. A pesquisa é de seasa Experian.
De acordo com a Confederação Nacional de Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a projeção é que a data move R $ 7,84 bilhões em 2025, um aumento de 3,2% em comparação com o ano anterior. Ainda assim, 63% das PME ouvidas pelo estudo estimam a estabilidade das vendas.
A pesquisa, feita em julho com 368 empresas de base de clientes seasa, mostra que apenas 36% esperam crescimento nas vendas no período. A economista experieria de seasa, Camila Abdelmalack, atribui o cenário à combinação de crédito mais cara, alta inadimplência e desaceleração econômica.
Leia também:
As vendas em shoppings devem crescer 2,2% no Dia dos Pais, aponta a pesquisa da Abrasce
O varejo atinge um nível mais alto de pesquisa de crédito desde setembro de 2024 e o setor tem 130 falência em 6 meses
“The warm labor market and stimulus measures helped support consumption last year. However, the rather restrictive interest rate begins to impact economic activity. We have already observed a slowdown in the granting pace, reflecting not only the high cost, but also from increasing default – today, 47.8% of the adult population is defaulting, with an average of CPF. For consumption in Brazil, this tighter scenario tends to reflect on Father’s Day sales, especially for small and medium negócios ”, disse ele.
Setores e regiões com mais otimismo
Entre as empresas que estimam o aumento das vendas até a data comemorativa, a maioria dos trabalhos no setor de serviços (62,5%), seguida por atacado (10,2%) e transporte (7,3%). Regionalmente, o sudeste concentra 57,8% das empresas otimistas, enquanto o nordeste e o sul parecem empatados, com 14,6% cada.
Empresas com melhores indicadores de crédito também tendem a ter uma visão mais positiva. Entre os que esperam vender mais, 37,5% têm pontuação de PJ acima de 601. Outros 36,7% estão na faixa entre 301 e 600 e 25,8% têm uma pontuação até 300.
Em relação ao tempo operacional, 25% das empresas que esperam crescimento nas vendas têm entre 6 e 10 anos de atividade, 22,6% estão no mercado há 11 a 20 anos e 19,5%, entre 3 e 5 anos.
Importância do planejamento
O vice -presidente de pequenas e médias empresas de Serraa Experian, Cleber Gerao, enfatiza que o planejamento é essencial para desfrutar de datas como o Dia dos Pais.
“As datas sazonais podem ser ótimos aliados para aumentar as pequenas e médias empresas. No entanto, é necessário planejar. Para apoiar as PME nesse processo, criamos um calendário de datas comemorativas, com as quais o empresário pode visualizar os períodos mais importantes de acordo com seu tipo de negócios e entender o que as ações devem se concentrar, como objetivo, o melhor custo-benefício”, diz ele.
A Seasa Experian, responsável pela pesquisa, é uma empresa de tecnologia especializada em dados e análises de risco, que opera no Brasil desde 1968 e faz parte do Grupo Global Experian desde 2007. Além de oferecer soluções de crédito e prevenção de fraudes, a empresa também desenvolve ações destinadas a apoiar pequenas empresas e educação financeira.
A pesquisa foi realizada com PMEs de todas as regiões do Brasil em julho de 2025.
__
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings