O presidente Donald Trump anunciou no domingo (27) que os EUA chegaram a um acordo comercial com a União Europeia após uma discussão crucial com o presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, dias antes do prazo de 1º de agosto.
Trump disse que o acordo impõe uma taxa de 15% na maioria dos produtos europeus para os EUA, que é menor que a taxa de 30% que ele havia ameaçado anteriormente contra o maior parceiro comercial dos Estados Unidos.
Trump também disse que o bloco de 27 membros concordou em comprar US $ 750 bilhões em energia dos EUA e US $ 600 bilhões em investimentos nos EUA.
“É um acordo muito poderoso, é um acordo muito grande, é o maior de todos os acordos”, disse Trump ao lado do von der Leyen. “É um bom negócio, é um grande negócio, com negociações difíceis”, disse Von der Leyen.
Durante uma conferência de imprensa antes da reunião, os dois líderes disseram que havia 50% de chance de chegar a um acordo. “Gostaria de fazer um acordo, acho que é bom para ambos, mas diria ’50 -50 ‘”, disse Trump a repórteres no domingo durante uma conferência de imprensa na Escócia ao lado do von der Leyen.
Trump disse durante a mesma conferência de imprensa antes da reunião que ele tinha “três ou quatro pontos de discórdia” sem revelar detalhes específicos sobre suas preocupações.
A reunião de domingo marcou um tempo crucial para Trump, já que o bloco de 27 membros é o maior parceiro comercial dos EUA.
“Esta é a maior pessoa de negócios não percebe”, disse Trump no domingo.
O anúncio foi feito depois de Trump, em uma carta no início deste mês, disse que a UE enfrentaria 30% das exportações para os EUA como parte de suas “tarifas recíprocas”. Essa taxa foi amplamente vista como um nível que seria prejudicial para empresas e economias dos EUA e países da UE.
Em resposta à carta de Trump, a UE disse que estava se preparando para impor contrato, se necessário, mas a manteve trabalhando em direção a uma solução negociada.
O bloco considerou as taxas de retaliação em uma ampla gama de produtos americanos e outras medidas, como o “instrumento antico” da UE.
Bruxelas procurou negociar isenções ou taxas mais baixas para certos setores -chave que haviam sido particularmente afetados pelas tarifas setoriais. Em troca, esperava -se que a UE aceitasse algum nível de taxas gerais.
A relação comercial entre os EUA e a UE foi avaliada em 1,68 trilhão de euros (US $ 1,97 trilhão), levando em consideração o comércio de serviços e mercadorias em 2024, de acordo com o Conselho Europeu.
Embora a UE tenha registrado um excedente no comércio de mercadorias, houve um déficit no setor de serviços. Isso deixou a UE com um superávit comercial geral de cerca de 50 bilhões de euros com os EUA no ano passado.
–
Onde assistir ao maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.